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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guerra, Francisca Joseane Farias | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T19:08:16Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T19:08:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-04 | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, F. J. F. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3923 | - |
dc.description | GUERRA, Francisca Joseane Farias. Conhecimento e empodermento das gestantes sobre o processo de parto ativo e humanizado. 2017. 21f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O parto está intrinsecamente relacionado ao contexto sociocultural, econômico e ao acesso a qualidade dos serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento das gestantes sobre o parto ativo e empoderamento para o processo de parir antes e depois de atividade educativa mediada por oficinas. Estudo avaliativo com abordagem quantitativa, realizada com gestantes, do município de Redenção - CE, nos meses de novembro de 2015 a junho de 2016. Participaram da atividade três grupos. Em cada grupo foi realizado cinco oficinas educativas sobre parto ativo e empoderamento para o processo de parir, em encontros semanais, com gestantes acompanhadas no CRAS do município. No primeiro encontro foi aplicado um instrumento de pré-teste e no último um pós-teste, com o intuito deanalisar quais conhecimentos foram adquiridos pelas gestantes durante as oficinas como estratégia efetiva para empoderar-las para o momento do parto. O estudo contou com 52 participantes. A maioria tinha uma faixa etária de 16 a 25 anos31 (59,6%) com média de 25 anos, 30 (57,6) tinham uma união estável, a maioria tinha como escolaridade o ensino fundamental 29 (55,76%) e renda familiar de até um salário mínimo 26 (50%). A predominância das gestantes era de multíparas 33 (63,4%), sendo que 27 (51,9%) tiveram uma gravidez não planejada e que 100% das mesmas estavam realizando pré-natal regularmente. Apenas 3 (5,7%) das gestantes tinham conhecimento do que era parto ativo no inicio das oficinas e ao final 48 (92,69%) tinham esses conhecimentos, outro fator relevante foi que 6 (11,5%) conheciam o que era métodos não farmacológicos para alivio da dor e 4 (7,6%) sabiam como funcionava.Posteriormente,49 (94,23%) tinham esse conhecimento do que era e como funcionavam 42 (80,76%). Com relação ao desenvolvimento das oficinas educativas o dia que obteve melhor porcentagem foi a de dramatização do parto 34 (65,38%), 39 (75%) das gestantes acharam que as informações discutidas foram a caráter e que a compreensão das mesmas dos assuntos foi de 41 (78,8%). Com este estudo foi possível intervir positivamente no empoderamento das gestantes para o processo de parir. Percebeu-se que as mulheres adquiriram conhecimentos sobre o processo de parir, seus direitos, sexualidade, mecanismos não farmacológicos para alivio da dor, intercorrências no parto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Parto humanizado | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Oficinas educativas | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Conhecimento e empodermento das gestantes sobre o processo de parto ativo e humanizado | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
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FRANCISCA JOSEANE FARIAS GUERRA TCC Artigo.docx.pdf | 2017_art_fjfguerra.pdf | 168,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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