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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Coutinho, Douglas Wígner Brasil Maia | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-03T15:55:01Z | - |
dc.date.available | 2023-10-03T15:55:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, D. W. B. M. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3935 | - |
dc.description | COUTINHO, Douglas Wígner Brasil Maia. As técnicas argumentativas em textos dissertativo-argumentativos de alunos pré-universitários da escola dr. Brunilo Jacó Redenção-CE. 2023. 152 f. Dissertação ( Mestrado em estudos da linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGLin. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as técnicas argumentativas recorrentes em textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários da 3ª série da escola Dr. Brunilo Jacó (Redenção - CE), produzidos a partir de prova simulada de redação estilo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esse intuito, tomamos por base teórica a obra de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) sobre a Nova Retórica bem como os trabalhos de Menezes (2011) e Garantizado Júnior (2015, 2016), que consideraram o uso das técnicas argumentativas no discurso político. A metodologia de nossa pesquisa propõe uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa –, método hipotético-dedutivo de tem natureza descritiva. O corpus é composto por uma seleção de 65 redações dissertativo-argumentativas de alunos préuniversitários da 3ª série, produzidas no primeiro simulado de 2022, seguindo o critério de selecionar textos em que os resultados dos estudantes fossem superiores ao nível III (120 pontos) das competências II e III da Matriz de Referências do Enem. A coleta e a codificação dos textos ocorreram a fim de elencar todas as 69 ocorrências de técnicas argumentativas e as considerações sobre o uso de cada uma delas. Sendo assim, percebemos que o uso das técnicas argumentativas ocorre de acordo com o posicionamento que o candidato adotar em relação ao tema e para defesa de sua tese. Assim, o estudante tenderá a fazer uso de argumentos quaselógicos como o de regra de justiça, comparação e dos argumentos baseados na estrutura do real, como é o caso das técnicas de vínculo causal, os argumentos de autoridade e os argumentos pragmáticos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Técnicas argumentativas | pt_BR |
dc.subject | Texto dissertativo-argumentativo | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | pt_BR |
dc.title | As técnicas argumentativas em textos dissertativo-argumentativos de alunos pré-universitários da escola dr. Brunilo Jacó Redenção-CE | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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