Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Josiane Alves-
dc.date.accessioned2017-02-01T13:49:49Z-
dc.date.available2017-02-01T13:49:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, J. A. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/393-
dc.description.abstractEsta monografia estuda a importância da Literatura Africana e da literatura Afro-Brasileira em sala de aula, na escola de Ensino Médio Padre Saraiva Leão, bem como discutir a Lei n°10.639/03 neste contexto, que ainda não configura nos interiores educacionais. Pretende-se com este trabalho contribuir para a reflexão sobre a riqueza da Literatura Africana e da Literatura Afro-Brasileira e de seu papel significativo na história e na construção intelectual deste país. Identificar também os desafios e possibilidades do ensino da cultura afro-brasileira no espaço escolar por professores, no uso de textos Literários e no ensino da cultura africana e afro brasileira Contudo, este trabalho conta também com uma experiência da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), vivenciada em sala de aula nas turmas de 1º ao 3º ano na escola mencionada acima. Há anos os afrodescendentes buscam seu espaço na cultura e na literatura no Brasil. Não podemos abdicar de um legado que faz parte da história deste país e que em meios às paredes das senzalas, à escuridão do porão e nos campos das fazendas nossos negros africanos nunca deixaram morrer a arte de suas raízes. Mesmo aprisionados, sempre manifestaram entre eles sua cultura, sua arte, sua literatura e sua religião, e assim as mantiveram durante séculos. Além disso, a literatura africana e afrobrasileira possibilita a construção de valores morais e ensinamentos que propiciam aos jovens construírem afirmativamente sua identidade racial, conhecendo elementos sobre seus ancestrais que lhes forneçam a valorização e o orgulho do seu pertencimento racial, indo além das perspectivas, que sempre é enfocada nas escolas, desenvolvendo dessa maneira, a autoestima e autoconceito positivo. Percebe-se, que esta temática na realidade escolar parece ser encarada com pouco interesse pelo corpo docente, tendo em vista, que o preconceito racial enraizado historicamente e sua naturalização é um fator que desestimula o docente, na educação, a questão étnica e racial acaba silenciada. Não havia incentivo para que as escolas e materiais didáticos colocassem referências positivas dos negros nos livros, filmes e músicas. O educador precisa estar ciente das leis e dos parâmetros que regem a educação, sua gestão, estratégias e organização. Torna-se indispensável o incentivo efetivo dessa prática didática em possibilitar um resgate histórico-cultural de uma ancestralidade extremamente representativa no povo brasileiro.pt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectIgualdade racialpt_BR
dc.subjectRedenção - CEpt_BR
dc.titleAfro-brasilidade e igualdade racialpt_BR
dc.title.alternativedesafios e possibilidades em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Josiane Alves Oliveira.pdf471,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.