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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3958
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Miqueline Mendonça Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T14:21:24Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T14:21:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-15 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, M. M. M. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3958 | - |
dc.description | LIMA, Miqueline Mendonça Martins. Perfil da manifestação de estresse em discentes de uma instituição de ensino superior no Ceará. 2019. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A somatização é uma psicopatologia em que o indivíduo apresenta sintomas físicos, cujas queixas vêm acompanhadas de alterações clinicamente constatáveis que são causadas ou intensificadas por razões emocionais. Este transtorno quando relacionado ao estresse manifesta sintomas e diminui a qualidade de vida do indivíduo, queda na produtividade, perda de dias de trabalho e/ou escolares. O estresse tem uma forte influência sobre o corpo e a mente, o que podendo ter um impacto na saúde e bem-estar do indivíduo. Desta forma, a rotina de um estudante universitário, marcada por um processo de mudanças e adaptações pode gerar o estresse devido a uma série de exigências e necessidades provenientes da grade curricular da instituição de ensino. O objetivo do estudo foi avaliar o perfil dos diferentes estágios da manifestação de estresse em discentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior no município de edençãoCE, com o objetivo de discutir o impacto disto no processo ensino-aprendizagem e na qualidade de vida dos mesmos. O trabalho foi realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira localizada em Redenção - CE. As descrições sobre as manifestações de estresse foram realizadas através do Inventário de Estresse de Lipp (ISS). O estudo foi realizado no período de julho de 2016 a julho de 2018, onde participaram 120 alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, modalidade presencial, nos campi da universidade localizados no Estado do Ceará. Cerca de 86 (72%) apresentaram sintomas da manifestação de estresse em algumas das fases apontadas no no instrumento utilizado. Enquanto 34 (28%) não apresentaram quaisquer dos sintomas. Concluímos dessa maneira, que as manifestações de estresse em alunos da UNILAB são consideravelmente alto. Diante disso nosso intuito é contribuir com a ampliação dos conhecimentos sobre os impactos socioculturais e de saúde que o estresse pode acarretar ao desempenho dos alunos da UNILAB. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estresse | pt_BR |
dc.subject | Estudante universitário | pt_BR |
dc.subject | Redenção -CE | pt_BR |
dc.title | Perfil da manifestação de estresse em discentes de uma instituição de ensino superior no Ceará | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
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Miqueline Mendonça Martins Lima_ARTIGO.pdf | 2019_art_mmmlima.pdf | 574,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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