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dc.contributor.authorLima, Miqueline Mendonça Martins-
dc.date.accessioned2023-10-16T14:21:24Z-
dc.date.available2023-10-16T14:21:24Z-
dc.date.issued2019-04-15-
dc.identifier.citationLIMA, M. M. M. (2019)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3958-
dc.descriptionLIMA, Miqueline Mendonça Martins. Perfil da manifestação de estresse em discentes de uma instituição de ensino superior no Ceará. 2019. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA somatização é uma psicopatologia em que o indivíduo apresenta sintomas físicos, cujas queixas vêm acompanhadas de alterações clinicamente constatáveis que são causadas ou intensificadas por razões emocionais. Este transtorno quando relacionado ao estresse manifesta sintomas e diminui a qualidade de vida do indivíduo, queda na produtividade, perda de dias de trabalho e/ou escolares. O estresse tem uma forte influência sobre o corpo e a mente, o que podendo ter um impacto na saúde e bem-estar do indivíduo. Desta forma, a rotina de um estudante universitário, marcada por um processo de mudanças e adaptações pode gerar o estresse devido a uma série de exigências e necessidades provenientes da grade curricular da instituição de ensino. O objetivo do estudo foi avaliar o perfil dos diferentes estágios da manifestação de estresse em discentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior no município de edençãoCE, com o objetivo de discutir o impacto disto no processo ensino-aprendizagem e na qualidade de vida dos mesmos. O trabalho foi realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira localizada em Redenção - CE. As descrições sobre as manifestações de estresse foram realizadas através do Inventário de Estresse de Lipp (ISS). O estudo foi realizado no período de julho de 2016 a julho de 2018, onde participaram 120 alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, modalidade presencial, nos campi da universidade localizados no Estado do Ceará. Cerca de 86 (72%) apresentaram sintomas da manifestação de estresse em algumas das fases apontadas no no instrumento utilizado. Enquanto 34 (28%) não apresentaram quaisquer dos sintomas. Concluímos dessa maneira, que as manifestações de estresse em alunos da UNILAB são consideravelmente alto. Diante disso nosso intuito é contribuir com a ampliação dos conhecimentos sobre os impactos socioculturais e de saúde que o estresse pode acarretar ao desempenho dos alunos da UNILAB.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.subjectRedenção -CEpt_BR
dc.titlePerfil da manifestação de estresse em discentes de uma instituição de ensino superior no Cearápt_BR
dc.typeArticlept_BR
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