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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Renata Maria Franco | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T14:35:17Z | - |
dc.date.available | 2017-02-01T14:35:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, R. M. F. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/396 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa analisa a trajetória e a permanência de estudantes guineenses na terra da luz , Fortaleza, Ceará. É nosso interesse investigar as vivências, os dilemas, os conflitos e as relações étnico-raciais dos migrantes estudantes que saíram da Guiné-Bissau para Fortaleza com o objetivo de estudar. A vinda desses estudantes se deve a propaganda desencadeada pelas Faculdades privadas, Fatene e Evolução, bem como pelo apoio das famílias africanas.Os africanos presentes em Fortaleza, hoje, vieram por diversos motivos, seja a procura de trabalho, seja a procura de proteção pessoal do Estado brasileiro, no caso dos refugiados, ou ainda aqueles que vieram estudar em universidades brasileiras, por meio dos acordos de cooperação educacional e cultural que o Brasil mantém com os países africanos, especialmente, os que têm o português como a língua oficial de comunicação. Há ainda os que vieram por conta própria ou contou com algum tipo de proteção familiar. Destacam-se, nas falas dos estudantes, as dificuldades no novo lugar de moradia, bem como a adaptação e a integração nos espaços acadêmicos, enfrentamento ao preconceito racial, perspectivas de retorno ao país de origem, com diploma internacional alcançado. Todavia, os mesmos se deparam com o dilema entre ficar ou retornar tendo em vista, que o país de origem, Guiné- Bissau, não se encontra em situação político-institucional favorável que pudesse garantir o processo de retorno e encontrar a possibilidade de dar continuidade à vida acadêmica como uma segunda graduação, especialização, mestrado e doutorado, segundo o depoimento de alguns membros do grupo entrevistado. Conclui-se que os estudantes guineenses tecem estratégias de integração e sociabilidades integrando-se as associações estudantis, pastorais, intercâmbios culturais e palestras para o enfrentamento das dificuldades em Fortaleza. | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Imigração | pt_BR |
dc.subject | Fortaleza - CE- Africanos | - |
dc.title | Trajetórias e permanências do africanos/estudantes guineenses na ''terra da luz'' em Fortaleza - Ceará | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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