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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSemedo, Sara Patrícia Fernandes-
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina Maria de Lima-
dc.contributor.authorFerreira, Diego da Silva-
dc.contributor.authorMaciel, Nathanael de Sousa-
dc.contributor.authorSousa, Albertina Antonielly Sydney de-
dc.contributor.authorGrimald, Monaliza Ribeiro Mariano-
dc.date.accessioned2023-10-20T19:04:00Z-
dc.date.available2023-10-20T19:04:00Z-
dc.date.issued2020-01-08-
dc.identifier.citationSEMEDO, S. P. F. et al (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3981-
dc.descriptionSEMEDO, Sara Patrícia Fernandes et al. Além das fronteiras: avaliação da qualidade de vida dos universitários internacionais lusófonos no Brasil. 2020. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO ingresso na universidade traz consigo grandes mudanças para os estudantes. O ritmo de vida torna-se mais intenso, a carga horária de estudos mais elevada, e muitas vezes ocorrem o distanciamento geográfico da família, bem como a imposição de cobranças pela sociedade, instituição e pelo próprio indivíduo que podem provocar muitos e diferentes sentimentos durante a graduação. Objetivou-se avaliar a qualidade de vida dos acadêmicos internacionais de uma universidade cooperativa da lusofonia Afro-Brasileira, no Brasil- Ceará. Estudo do tipo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com uma amostra de 89 acadêmicos da Comunidade dos países de Língua Oficial Portuguesa. A coleta de dados foi feita com base no questionário de dados sóciodemográficos e a aplicação do instrumento WHOQHOL-bref. Os acadêmicos internacionais lusófonos quando avaliados pelo WHOQOLbref apresentaram uma qualidade de vida regular (3,4), que diminui, em especial, no final dos cursos de graduação. Em contrapartida, os estudantes no início dos cursos evidenciarem maior comprometimento nas facetas do domínio físico relacionadas à dor física (50,3%) e necessidade de uso de medicamentos ou tratamentos médicos (30,3%). O domínio psicológico em sua faceta relacionada à saúde mental evidenciou desgastes na mudança de sentimento de humor, ansiedade e depressão (62,9%). A média obtida nos domínios das relações sociais (3,5) e meio ambiente (2,9). Conclui-se que os estudantes internacionais lusófonos apresentam uma qualidade de vida regular. Há nessidade de planejar ações e estratégias promotoras de saúde e lazer para melhorar a qualidade de vida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleAlém das fronteiras: avaliação da qualidade de vida dos universitários internacionais lusófonos no Brasilpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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