Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Carlos Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T19:25:19Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T19:25:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, C. H. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4000 | - |
dc.description | LIMA, Carlos Henrique Alves de. Corpos que importam: diálogos (trans)formadores: reflexões acerca dos corpos de transexuais e travestis e a educação. 2019. 25 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção -CE, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente relatório tem por objetivo apresentar as principais discussões do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado em formato audiovisual, intitulado Corpos que Importam, um documentário de curta-metragem sobre as discussões envolvendo cinco interlocutoras(e) em que suas falas se interseccionam e (RE)criam novas possibilidades de (RE)existências na ocupação das escolas e universidades. A pesquisa centrou-se principalmente em compreender, por meio das narrativas de pessoas travestis e transexuais sobre as suas memórias de escola, como elas(e) significam e ressignificam seus corpos e as experiências vividas no espaço escolar. Pois não é nenhuma novidade que os espaços escolares, formais e institucionalizados não são receptivos às pessoas que desviem das normas de sujeito universal, ou seja: homem, branco, heterossexual, cisgênero, classe média-alta e cristão. As interlocutoras(e) deste trabalho apontam e denunciam casos, estruturas e normas que são excludentes, violentas e que impedem de avançar na trajetória escolar. A discussão teórica presente no relatório, e nas reflexões trazidas no audiovisual, perpassam os principais conceitos presentes nas falas das interlocutoras, para obter um melhor entendimento da questão. A partir de uma perspectiva interseccional, suporte indispensável para a análise investigativa e produção desse trabalho fílmico. O relatório e o audiovisual buscam revelar (e refletir) o atravessamento de diversos discursos que se cruzam entre a ocupação do espaço educacional, ao uso do nome social, a respeitabilidade de acordo com as identidades das interlocutoras, de gênero e racial, a empregabilidade e a afetividade, também consideradas construções políticas de fortalecimentos de laços. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.subject | Travestilidade | pt_BR |
dc.subject | Transexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Corpos que importam: diálogos (trans)formadores: reflexões acerca dos corpos de transexuais e travestis e a educação | pt_BR |
dc.type | Technical Report | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatório e vídeo e ficha técnica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS HENRIQUE ALVES DE LIMA TCC relatório.pdf | 2019_chadelima.pdf | 702,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.