Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/402| Title: | O preconceito racial e a escola | 
| Other Titles: | um olhar voltado para a educação infantil | 
| Authors: | Mendes, Antonia Celia | 
| Keywords: | Escola Educação infantil Preconceito racial Acarape - CE- Educação | 
| Issue Date: | 2016 | 
| Citation: | MENDES, A. C. (2016) | 
| Abstract: | O presente trabalho intitulado por “O Preconceito Racial e a Escola: um olhar voltado para a Educação Infantil” é um passo a mais na contribuição do estudo das relações étnicos raciais na Educação infantil. O mesmo aborda questões sobre preconceito, discriminação e suas repercussões na instituição de ensino, bem como as práticas e conceitos dentro da sala de aula da Educação Infantil. O sucesso da aprendizagem da criança se constitui através de uma prática pedagógica que leve em consideração o educando, a satisfação encontrada nas atividades e consequentemente um clima de contentamento. Faz-se necessário um repensar por parte dos educadores nos quais atitudes racistas e preconceituosas não podem ser admitidas na trajetória educacional da criança. Esta pesquisa busca analisar, refletir sobre estas questões tendo como norte a implementação da Lei 10.639/03 e sua contribuição para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, tendo como objetivo uma reflexão a partir da observação do cotidiano sobre a importância das relações étnicos-raciais na educação infantil, a valorização a diversidade e o cotidiano do Centro de Educação Infantil Pedro Fernandes, bem como propor intervenções para erradicar qualquer forma de intolerância racial na educação infantil. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/402 | 
| Appears in Collections: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar -  Uniafro | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Antonia Celia Mendes.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 
         