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Título: O preconceito racial e a escola
Título(s) alternativo(s): um olhar voltado para a educação infantil
Autor(es): Mendes, Antonia Celia
Palavras-chave: Escola
Educação infantil
Preconceito racial
Acarape - CE- Educação
Data do documento: 2016
Citação: MENDES, A. C. (2016)
Resumo: O presente trabalho intitulado por “O Preconceito Racial e a Escola: um olhar voltado para a Educação Infantil” é um passo a mais na contribuição do estudo das relações étnicos raciais na Educação infantil. O mesmo aborda questões sobre preconceito, discriminação e suas repercussões na instituição de ensino, bem como as práticas e conceitos dentro da sala de aula da Educação Infantil. O sucesso da aprendizagem da criança se constitui através de uma prática pedagógica que leve em consideração o educando, a satisfação encontrada nas atividades e consequentemente um clima de contentamento. Faz-se necessário um repensar por parte dos educadores nos quais atitudes racistas e preconceituosas não podem ser admitidas na trajetória educacional da criança. Esta pesquisa busca analisar, refletir sobre estas questões tendo como norte a implementação da Lei 10.639/03 e sua contribuição para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, tendo como objetivo uma reflexão a partir da observação do cotidiano sobre a importância das relações étnicos-raciais na educação infantil, a valorização a diversidade e o cotidiano do Centro de Educação Infantil Pedro Fernandes, bem como propor intervenções para erradicar qualquer forma de intolerância racial na educação infantil.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/402
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

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