Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Fernanda Kelly da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-27T18:52:41Z-
dc.date.available2023-11-27T18:52:41Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.citationSILVA, A. P. R. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4064-
dc.descriptionALVES, Fernanda Kelly da Silva. Letramentos acadêmicos: uma análise de narrativas de mulheres unilabianas. 2017. 57f. Monografia (Graduação) - Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo principal analisar os processos de letramentos vivenciados por mulheres do interior zona rural, do Ceará-CE, durante o período de formação acadêmica. Para tanto, como teoria e método utilizaremos a Análise do Discurso Crítica (ADC) de (FAIRCLOUGH, [1992] 2001, 2003; CHOULIARAKI, FAIRCLOUGH [1999] 2007;), assim como trataremos do conceito de letramento social (STREET, 2014; MAGALHÃES, 2005; KLEIMAN, 2016; RABELO, 2017) para abordar sobre o letramento acadêmico e letramento na academia como processo de empoderamento das mulheres. Vale destacar que, para trabalhar com o conceito de letramento na academia, faremos também a utilização do modelo de socialização acadêmica de Leea e Street (1998 apud KLEIMAN, 2016). Consideramos, como instrumento de análise, as narrativas sobre as experiências com os letramentos que as estudantes mulheres do interior vivenciam na universidade, bem como fora deste espaço. Neste sentido, a coleta de dados ocorreu por meio de uma roda de conversa composta por dois blocos de perguntas (perfil e questões temáticas), em que contamos com a participação de 4 estudantes do Curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) do Ceará. Portanto, os resultados durante a realização desta pesquisa foram alcançados, uma vez que identificamos por meio das narrativas das 4 estudantes que as experiências com os letramentos vivenciados contribuíram para sua formação, como ferramenta empoderadora e de transformação, tendo em vista, os desafios enfrentados (na academia e na vida) durante sua trajetória na universidade, assim como relacionados a questões de acesso e permanência, além das questões de gênero social e gêneros acadêmicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento Ideológicopt_BR
dc.subjectLetramentos Acadêmicospt_BR
dc.subjectLetramento na academiapt_BR
dc.titleLetramentos acadêmicos: uma análise de narrativas de mulheres unilabianaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Fernanda Kelly - Versão Final (Correção).docx.pdf2023_fkdasalves.pdf306,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.