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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nhaueleque, Sirilo Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T12:30:56Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T12:30:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.citation | NHAUELEQUE, S. L. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4259 | - |
dc.description | NHAUELEQUE, Sirilo Lourenço. Políticas públicas e educação inclusiva: análise no contexto moçambicano. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação em Moçambique é oferecida pela rede pública de ensino, que inclui escolas primárias, secundárias, profissionais e universidades. A educação inclusiva em Moçambique tem recebido uma grande atenção nos últimos anos. O governo tem trabalhado para melhorar o acesso à educação básica de qualidade em todo o país. O presente trabalho objetiva analisar as políticas públicas educacionais em Moçambique orientadas para a promoção e inclusão de pessoas com deficiência. Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, coletando dados através de questionários aplicados a 28 participantes (estudantes e professores). O questionário visava compreender a opinião dos participantes em relação à efetividade das políticas públicas no atendimento das demandas da educação inclusiva. No sentido de identificar ações de políticas públicas, foram analisadas fontes documentais: Constituição da República de Moçambique, Plano Nacional de Ação para Área de Deficiência; Planos Estratégicos de Educação (1998, 2012 e 2020), entre outros documentos. Os resultados encontrados indicam que a sociedade moçambicana está sensibilizada para o tema da inclusão e apontam para a necessidade de reforçar as políticas públicas educacionais, as medidas de acompanhamento e fiscalização referentes à inclusão e a implementação de iniciativas que permitam a construção e divulgação de dados referentes à educação inclusiva no país. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas e educação inclusiva: análise no contexto moçambicano | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Administração Pública |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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