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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Djaló, Raissa Tairo | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T13:06:47Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T13:06:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
dc.identifier.citation | DJALÓ, R. T. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4266 | - |
dc.description | DJALÓ, Raissa Tairo. Políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: o caso das pessoas com deficiência visual (2009-2016). 2022. 19f. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo discorre sobre as políticas públicas educacionais voltadas as pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau no período temporal de 2009 a 2016 . De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE, 2009), a maior parte da população com deficiência na Guiné-Bissau encontra-se fora do sistema do ensino educativo, correspondendo a 57,4%, e neste universo as mulheres têm a maior percentagem. Tendo como ponto de partida, o artigo n° 06 da declaração universal dos Direitos das Pessoas Deficientes somado ao artigo no 24 e 49 ambos da Constituição da república, e considerando que os dois instrumentos defendem de forma explícita os direitos humanos inerentes e inalienáveis em particular das pessoas com deficiências,o artigo indagou-se de quais as políticas públicas educacionais criadas pelo Estado guineense, a fim de cumprir intentos desta convenção baseando também nos princípios constitucionais. Neste quesito busca-se compreender o envolvimento e a dinâmica do Estado da Guiné-Bissau para colocar na prática os dizeres consagrados nos dois instrumentos jurídicos. A abordagem dotada neste artigo é do tipo qualitativa e tendo como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos livros, artigos, documentos oficiais e não oficiais, sobre políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau. O embasamento teórico conceitual perpassa por dialogo com alguns autores a respeito das politicas publicas no âmbito geral, o cenário politico Guineense e a implementação das politicas públicas, políticas públicas educacionais, pessoas com deficiência visual na Guiné- Bissau e os desafios de acesso á instrução formal e analise das politicas públicas direcionadas as pessoas com deficiência visuais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Pessoas Com Deficiências visuais | pt_BR |
dc.subject | Guiné- Bissau | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: o caso das pessoas com deficiência visual (2009-2016) | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Administração Pública |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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