Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4378
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Francisca Janielle Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T19:18:38Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T19:18:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-20 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, F. J. R. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4378 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Francisca Janielle Rodrigues. Grupo Operativo Contra a Ansiedade (GOCA): relato de experiência com estudantes adolescentes de uma escola de ensino profissional. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivou-se relatar a experiência acerca da elaboração e condução de um grupo operativo para a promoção da saúde mental de estudantes com sinais e sintomas de ansiedade, de uma escola profissionalizante. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, oriundo do projeto de extensão “Promoção da Saúde Mental: proposta de grupo operativo para estudantes com sintomas de ansiedade de uma Escola Estadual de Educação Profissional de Aracoiaba, Ceará”. O grupo foi intitulado Grupo Operativo Contra Ansiedade (GOCA), e as atividades foram conduzidas pela bolsista e acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira de janeiro de 2019 a janeiro de 2020. As atividades do projeto foram desenvolvidas em cinco etapas: 1) reconhecimento do locus da escola; 2) ampla divulgação do grupo no locus da escola; 3) realização de grupo focal com estudantes voluntários à participação na ação; 4) realização dos encontros e 5) avaliação do impacto da ação de extensão sobre os sujeitos. Na vivência relatada, o uso do grupo operativo contra a ansiedade (GOCA) como ferramenta embasada em práticas lúdicas e dialógicas, mostrou-se bem aceito e satisfatório na minimização dos sinais e sintomas de ansiedade entre os estudantes adolescentes e se mostrou como lugar de partilha para expor seus anseios e conflitos. Quanto à experiência com a condução de grupos, a acadêmica de Enfermagem foi capaz de alinhar teoria e prática, realizando as atividades pautadas no saber científico e desenvolvendo habilidades como criatividade, humanização, empatia e bom relacionamento interpessoal. Diante desta experiência, assinalamos a importância dos projetos de extensão que contribuem de forma significativa para a formação acadêmica com um saber em saúde ampliado, tornando o futuro profissional de Enfermagem mais consciente, político e humanizado. Além disso, apontamos a necessidade de elaboração e implementação de políticas públicas direcionadas à saúde mental de adolescentes, respeitando as peculiaridades dessa fase tão singular. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde Escolar | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.title | Grupo Operativo Contra a Ansiedade (GOCA): relato de experiência com estudantes adolescentes de uma escola de ensino profissional | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca Janielle Rodrigues Nascimento.pdf | 2020_art_frnascimento.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.