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dc.contributor.authorSilva, Alicyregina Simião-
dc.date.accessioned2024-04-05T16:24:33Z-
dc.date.available2024-04-05T16:24:33Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.citationSILVA, A. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4445-
dc.descriptionSILVA, Alicyregina Simião. Eficácia de intervenção educativa para promoção da autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias educativas desenvolvidas por profissionais da enfermagem devem possuir como finalidade facilitar o processo de trabalho e melhorar a qualidade da assistência ofertada, especialmente no que se refere à prevenção e ao manejo adequado de doenças prevalentes na infância, como a diarreia infantil. Objetivou-se avaliar o efeito do uso de cartilha educativa combinada com uma entrevista motivacional breve sobre autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil. Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, com grupo único, que apresentou como intervenção a aplicação da cartilha educativa “Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho!” associada a uma entrevista motivacional breve. A coleta de dados foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde de Redenção/CE, com 50 mães de crianças menores de cinco anos cadastradas na referida Unidade. Inicialmente, aplicou-se a Escala de Autoeficácia Materna para a Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI), em seguida realizou-se a intervenção educativa composta pela leitura da cartilha e realização da entrevista motivacional. Ademais, para avaliar o efeito da intervenção educativa com um mês após a intervenção, aplicou-se, por contato telefônico, a EAPDI. A análise dos dados realizou-se a partir do Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número de parecer 4.327.066. Identificou-se um aumento na nos escores de autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil ao longo do estudo em todos os momentos analisados (p<0,001), bem como nos domínios práticas alimentares/gerais (p=0,002) e higiene da família (p<0,001). Observou-se também aumento progressivo no número de mães que apresentaram elevada autoeficácia ao longo das etapas do estudo, de modo que no pré-teste 31 participantes apresentaram níveis de autoeficácia elevada (62%), no pós- teste imediato identificou-se um número de 46 mães (92%), e após um mês da intervenção todas as participantes apresentaram elevada autoeficácia (100%). Nesse contexto, destaca-se que o uso da cartilha educativa ‘Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho!” associada a entrevista motivacional breve auxiliou no aumento da autoeficácia materna no que se refere à realização dos cuidados executados pelas mães para a prevenção da diarreia infantil, fator que poderá contribuir para a redução dos episódios diarreicos pelas crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectDiarreia infantilpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleEficácia de intervenção educativa para promoção da autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantilpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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