Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChaves, Francisca Thalia Uchoa-
dc.date.accessioned2024-04-05T17:35:56Z-
dc.date.available2024-04-05T17:35:56Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.citationCHAVES, F. T. U. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4455-
dc.descriptionCHAVES, Francisca Thalia Uchoa. Ansiedade em alunos do ensino médio e em fase vestibular: uma revisão integrativa de literatura. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO fim do Ensino Médio representa, para alguns sujeitos, o ingresso no Ensino Superior; no entanto, para outros, esta é apenas uma das diversas possibilidades a se seguir após o fim dessa etapa. Nesse momento, há relevantes mudanças no estilo de vida dos alunos, um importante aumento do excesso de estresse e ansiedade, entre outras psicopatologias importantes. Este trabalho é uma revisão integrativa da literatura cuja questão de pesquisa é: o que dizem os estudos mais recentes e constantes em literatura especializada, produzidos entre os anos de 2016 e 2021, sobre as relações entre 1) ansiedade e alunos do Ensino Médio e 2) ansiedade e alunos em fase vestibular? A fim de alcançar uma discussão que possibilite respostas a esta pergunta, foram filtrados artigos com textos completos, em língua portuguesa e revisados por pares que investigassem as relações estabelecidas no problema. A seleção dos artigos ocorreu a partir das seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Selecionou-se artigos publicados nos anos de 2016 a 2021. Após a aplicação dos critérios de inclusão (filtros e palavras-chaves) e exclusão, chegou-se à delimitação do corpus, que corresponde a 6 artigos. Analisou-se, pois, como os artigos de cada grupo temático contribuem para se alcançar uma visão multifacetada a respeito da ansiedade em alunos do Ensino Médio, que vai da mensuração dos níveis de tal patologia à discussão das possibilidades de tratamento. Os dados analisados permitem considerar que a etapa do Ensino Médio, especialmente o processo do vestibular, pode causar diversos sentimentos entre os alunos, como medo, angustia, euforia, preocupação excessiva, o que possibilita elevar os níveis de ansiedade dos discentes. Notou-se a prevalência de ansiedade patológica no sexo feminino, em alunos de séries mais avançadas e que estão em cursinhos preparatórios por maior quantidade de tempo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.titleAnsiedade em alunos do ensino médio e em fase vestibular: uma revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA THALIA UCHOA CHAVES Artigo.pdf2022_art_frchaves.pdf558,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.