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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4479
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Natalia Germano | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T17:54:42Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T17:54:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, N. G. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4479 | - |
dc.description | FERREIRA, Natália Germano. Impacto de intervenção educativa na ocorrência de diarreia infantil. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias educativas são ferramentas que vêm sendo bastante difundidas no âmbito da saúde, podendo ser utilizadas em diversos contextos, incluindo a prevenção de doenças, tais como a diarreia infantil. Objetivou-se avaliar o impacto do uso de cartilha educativa combinada a entrevista motivacional breve (EMB) sobre a ocorrência de diarreia infantil. Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, com grupo único, realizado com 50 mães de crianças menores de cinco anos, em uma Unidade Básica de Saúde de Redenção/CE. A coleta de dados aconteceu em três etapas, sendo a primeira e a segunda realizadas na Unidade Básica de Saúde, onde no primeiro momento foi aplicada o questionário sociodemográfico e a Escala de Autoecicácia Materna na Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI), e em seguida deu-se início a aplicação da cartilha educativa e a EMB; por fim, a terceira etapa ocorreu após 30 dias da intervenção, através de contato telefônico, em que foi aplicado um questionário reduzido sobre a ocorrência da diarreia no último mês e a EAPDI. A análise estatística foi realizada através do Statistical Package For The Social Sciences (SPSS), versão 20.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, sob o número de parecer 4.327.066. A amostra final do estudo para análise da ocorrência da diarreia após um mês de intervenção foi de 35 mães. Observou-se que a ocorrência da patologia após um mês de intervenção foi de apenas 8,6% (n=3), enquanto que antes da intervenção educativa 34% (n=17) das crianças haviam apresentado episódio diarreico no último mês. A intervenção demonstrou ser eficaz para a diminuição da ocorrência de casos de diarreia infantil em crianças menores de cinco anos, apresentando uma diferença significativa nas proporções de ocorrência de diarreia antes e após sua aplicação (p=0,021). Conclui-se que a cartilha educativa associada a EMB uma intervenção eficaz na amostra estudada para diminuição da ocorrência de casos de diarreia em crianças menores de cinco anos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject | Diarreia Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.title | Impacto de intervenção educativa na ocorrência de diarreia infantil | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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NATALIA GERMANO FERREIRA Artigo.pdf | 2022_art_naferreira.pdf | 298,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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