Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4498
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Arthur Castro de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T17:09:07Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T17:09:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, A. C. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4498 | - |
dc.description | LIMA, Arthur Castro de. Validação de conteúdo de um e-book para o processo de ensino e aprendizagem de histologia na educação de nível superior. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerada como fundamental para as ciências da vida e saúde, a histologia é uma ciência que possibilita a análise microscópica dos tecidos animais e vegetais. Em seu processo de ensino e aprendizagem, os livros digitais destacam-se por oportunizar um maior tempo de contato dos estudantes com o conteúdo teórico-prático, sendo, a validação, uma etapa primordial para avaliar a confiabilidade dessas tecnologias. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo validar um livro digital (e-book) para o ensino e aprendizagem da histologia na educação de nível superior. Tratou-se de um estudo metodológico de validação, conduzido entre outubro de 2021 a setembro de 2022. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de formulário online contendo questões acerca da caracterização do consultor e da avaliação de conteúdo do e-book quanto ao objetivo, conteúdo propriamente dito, organização e estrutura, estilo da escrita, aparência e capacidade de motivação para o estudo. Considerou-se aprovados valores iguais ou superiores a 0,78 para I-IVC e 0,90 para S-IVC/AVE. Participaram do estudo sete especialistas, dos quais todos eram mestres e a maioria atuante no magistério superior, na área das ciências morfofuncionais. A avaliação desses se demonstrou satisfatória em relação aos aspectos analisados, tendo o S-IVC/AVE de cada um deles excedido o valor limítrofe de aprovação. Para o S-IVC/AVE e S-IVC/UA gerais, os valores obtidos corresponderam a 0,955 e 0,757, respectivamente. Por fim, pode-se concluir que o e-book, em seu processo de validação, apesar das sugestões elencadas pelos juízes, mostrou-se favorável quanto ao uso no ensino e na aprendizagem da histologia na educação de nível superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudo de validação (D023361) | pt_BR |
dc.subject | Livros (D001877) | pt_BR |
dc.subject | Histologia (D006653) | pt_BR |
dc.subject | Docentes (D005178) | pt_BR |
dc.subject | Estudantes (D013334) | pt_BR |
dc.title | Validação de conteúdo de um e-book para o processo de ensino e aprendizagem de histologia na educação de nível superior | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arthur Castro de Lima.pdf | 2023_art_arlima.pdf | 261,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.