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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4499
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Beatriz Maria de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T17:10:43Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T17:10:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, B. M. V. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4499 | - |
dc.description | COSTA, Beatriz M. de Vasconcelos. Efeito de intervenção educativa nos níveis de segurança alimentar e nutricional: estudo piloto. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Segurança Alimentar e Nutricional é definida como o acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficientes, sendo oportuna a realização de intervenções que estimulem utilização de alimentos regionais para garantir o acesso aos alimentos, e, consequentemente, melhore os níveis de segurança alimentar e nutricional da população. Objetivou-se avaliar o efeito de intervenção educativa nos níveis de segurança alimentar e nutricional. Trata-se de um estudo piloto com abordagem transversal e quantitativa, realizado com famílias de crianças menores de 5 anos de idade. A coleta de dados ocorreu nas cidades de Acarape/CE e Redenção/CE, de janeiro a maio de 2023, através da aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala Brasileira de (In)segurança Alimentar (EBIA) e da utilização de um álbum seriado intitulado “Alimentos Regionais Promovendo a Segurança Alimentar” como uma tecnologia educativa. Após 3 meses de início da coleta de dados foi reaplicada a EBIA, como forma de fazer um comparativo de antes e após a intervenção educativa. A análise dos dados foi realizada a partir do Statistical Package for the Social Sciences, versão 20. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Participaram do estudo 21 famílias. Antes da intervenção educativa, dentre as famílias avaliadas, 7 (33,33%) encontravam-se em situação de segurança alimentar, mas a maioria (67,3%), apresentou alguma forma de insegurança alimentar, em que destas, 8 (38,9%), estava em insegurança alimentar leve seguido por moderada (N=5, 23,8%) e (N=1, 4,6%) grave. Após intervenção, com a reaplicação da EBIA, identificou-se a porcentagem de participantes em segurança alimentar passou de 33,3% antes da intervenção para 47,6%, com significância estatística entre a segurança alimentar antes e após a intervenção educativa (p=0,021). Conclui-se que a intervenção educativa utilizada foi eficaz para aumentar o níveis de segurança alimentar e nutricional da população estudada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Educativa | pt_BR |
dc.subject | Segurança Alimentar | pt_BR |
dc.subject | Saúde da Família | pt_BR |
dc.subject | Saúde da Criança | pt_BR |
dc.title | Efeito de intervenção educativa nos níveis de segurança alimentar e nutricional: estudo piloto | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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