Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4523
Título: Atitudes e percepção de morte e morrer entre profissionais e acadêmicos de enfermagem: uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Jorge Dos Ramos
Palavras-chave: Morte
Estudantes de Enfermagem
Atitude Frente à Morte
Data do documento: 27-Nov-2023
Citação: SILVA, J. R. (2023)
Resumo: Introdução: Todos os seres da face da terra têm o mesmo ciclo biológico, nasce, cresce, reproduz e morre, isso é inevitável perante a lei da natureza. A morte e morrer faz parte do nosso cotidiano, principalmente para os profissionais da saúde. Assim sendo, a atividade dos enfermeiros(as), convivendo na sua rotina com finitude, acabam desencadeando sofrimento emocional, visto que é o profissional mais presente com o paciente. Desencadeando assim, seus gatilhos emocionais concernentes a sua performance para salvar ou manter a vida do paciente assistido. Objetivo: deste estudo foi identificar a produção do conhecimento da enfermagem sobre atitudes e percepção de morte e morrer entre profissionais e acadêmicos de enfermagem. Metodologia: realizou- se uma revisão integrativa utilizando como critérios a inclusão de artigos disponíveis na íntegra em português, inglês e espanhol, e de exclusão artigos em duplicidade, que fogem da temática do estudo. Utilizou-se vocabulários controlados em Ciências da Saúde presentes nas plataformas Decs/Mesh aplicados nas seguintes bases de dados: Lilac, Scielo, BDenf. Foi incluido estudos dos últimos 12 anos. Tendo como a pergunta norteadora: De que maneira profissionais e acadêmicos de enfermagem vivenciam o processo de morte e morrer? Resultados: evidenciaram dois subtemas: Percepção e sentimentos diante do processo de morte/morrer na visão de profissionais e estudantes de enfermagem e Experiências vivenciadas e o processo de formação de enfermeiros. O estudo realizado sobre temática da morte e morrer na visão dos acadêmicos em enfermagem trata-se de um assunto pouco discutido no meio acadêmico e na sociedade. Conclusão: Conclui-se que há a necessidade dos estudantes e profissionais da enfermagem expressarem sua dor, encontrar um ponto de apoio para poder minimizar seus anseios, sofrimentos e inseguranças. Pois, muitas são as percepções e os sentimentos sobre a temática na área da enfermagem. É perceptível que durante toda a graduação não existe um preparo emocional acerca da finitude e a formação não atende a essas necessidades
Descrição: SILVA, Jorge Dos Ramos. Atitudes e percepção de morte e morrer entre profissionais e Acadêmicos de enfermagem: uma revisão integrativa. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4523
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge Dos Ramos Silva.pdf2023_art_josilva.pdf594,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.