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dc.contributor.authorPaiva, Natatcha Alexandrino Silva de-
dc.date.accessioned2024-04-10T16:42:31Z-
dc.date.available2024-04-10T16:42:31Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationPAIVA, N. A. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4534-
dc.descriptionPAIVA, Natatcha Alexandrino Silva de. Acadêmicos brasileiros e estrangeiros em diferentes tempos de curso: da comparação à relação entre aspectos sociodemográficos e econômicos e estresse. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractManifestando-se entre universitários, o estresse é uma condição que ocasiona desde alteração no desempenho acadêmico e abandono do curso a transtornos, como ansiedade, depressão e doenças cardíacas. Embora ainda não esclarecido, o estresse pode envolver fatores relacionados ao tempo de formação no curso e aspectos sociodemográficos. O estudo objetivou analisar a realidade vivenciada por acadêmicos de Enfermagem de diferentes nacionalidades e semestres de uma universidade brasileira de caráter internacional, sob o ponto de vista de seus fatores sociodemográficos e econômicos e o estresse. Trata-se de pesquisa observacional, analítica, transversal e de abordagem quantitativa realizada com acadêmicos brasileiros e estrangeiros do início, meio ou fim do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), nos meses de janeiro a dezembro de 2019. Após consentimento, aplicou-se questionário sobre os aspectos sociodemográficos e econômicos, além de instrumento modificado referente ao estresse. Os dados foram organizados e analisados. Dos 103 participantes, 22 (46,81%), 24 (61,54%) e 8 (47,06%) estudantes do primeiro, quinto e décimo semestres apresentaram alto nível de estresse, respectivamente. Para os estudantes do quinto semestre, observou-se associação significativa entre ser estudante brasileiro e exibir alto nível de estresse, bem como ser do sexo feminino e apresentar alto nível de estresse. Conclui-se que a avaliação geral do estresse entre os universitários mostrou nível elevado em todos os semestres estudados. Quanto aos domínios, apesar do alto grau de estresse no domínio relacionado ao gerenciamento de tempo entre todos os participantes, os graduandos do décimo semestre exibiram um menor estado de estresse nos domínios referentes ao ambiente e atividade teórica. Ainda, os estudantes do primeiro semestre apresentaram uma condição de estresse relativo à formação profissional inferior aos demais estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subjectFatores Socioeconômicospt_BR
dc.subjectEstresse Psicológicopt_BR
dc.titleAcadêmicos brasileiros e estrangeiros em diferentes tempos de curso: da comparação à relação entre aspectos sociodemográficos e econômicos e estressept_BR
dc.typeArticlept_BR
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