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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4540
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Batista, Maria Juliana Nobre da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-10T17:21:29Z | - |
dc.date.available | 2024-04-10T17:21:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, M. J. N. D. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4540 | - |
dc.description | BATISTA, Maria J. N. da Silva. Abordagem da educação interprofissional com discentes de enfermagem por meio da aplicação de um método de debriefing em simulação clínica. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A interprofissionalidade é entendida como um conjunto de habilidades essenciais para a formação profissional. Dentre as estratégias utilizadas para o aprimoramento de competências interprofissionais de estudantes da saúde, destaca-se o uso da simulação clínica, que trata-se de uma metodologia ativa de ensino, que acaba projetando situações reais. Para alcançar a fidelidade dos cenários, é essencial a escolha de um método que se enquadre nos objetivos de aprendizagem. Com isso, a fase de debriefing torna-se crucial, por ser um processo analítico de reflexão. Desse modo, o objetivo do estudo foi avaliar a educação interprofissional em saúde, por meio do método de debriefing estruturado, em simulação clínica com discentes de enfermagem. Trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem transversal. A coleta de dados ocorreu em junho de 2022, no laboratório de enfermagem, onde os participantes trabalharam três cenários clínicos, com temáticas previamente estabelecidas por uma revisão sistemática ainda não publicada, sendo lesão por pressão, erros de medicação e flebite. Para avaliação das competências interprofissionais, os participantes responderam a escala Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), na versão de língua portuguesa validada em 2015 no Brasil. Já a análise do debriefing estruturado se deu pela Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADAS). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade ao qual esteve vinculado, sobre parecer no 5.357.896. Participaram do estudo 18 discentes de Enfermagem, 12 eram do sexo feminino (66,67%) e seis do sexo masculino (33,33%). Sobre a análise das competências interprofissionais, a média geral foi de 2,8, sendo que o fator 1 (Trabalho em equipe e colaboração), com maior média, 7,6. Acerca da Escala de Avaliação do Debriefing associada à Simulação, a média geral de concordância foi de 2,43 pontos, sendo maior para o valor psicossocial, com 6,32. A análise dos dados identificou que, a incorporação do método de debriefing estruturado, evidenciou um maior aproveitamento de fatores chaves, em que os participantes conseguiram pontuar um bom relacionamento interprofissional. Em suma, após a avaliação dos resultados, evidenciou-se que a educação interprofissional em consonância com a simulação clínica, proporcionou aos estudantes uma melhor análise referente às melhores práticas assistenciais, onde foi possível expor que, tal feito é possível por meio do compartilhamento do conhecimento entre diferentes profissões. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação interprofissional | pt_BR |
dc.subject | Treinamento por simulação | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Abordagem da educação interprofissional com discentes de enfermagem por meio da aplicação de um método de debriefing em simulação clínica | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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