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dc.contributor.authorSilva, Julinho da-
dc.date.accessioned2024-04-16T12:34:28Z-
dc.date.available2024-04-16T12:34:28Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.citationSILVA, J. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4587-
dc.descriptionA relação existente entre a família e a escola uma análise do processo educativo. Artigo - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca fazer uma abordagem da relação família-escola através de uma análise histórica e sociológica da temática, pontuando as peculiaridades do processo de distanciamento e aproximação da instituição familiar e escolar e as implicações desse processo no contexto escolar dos sujeitos. As relações entre família e escola são instituições importantes para sociologia da educação, uma vez que elas são fundamentais para a construção da estrutura social e no desenvolvimento do indivíduo como um ser social. Em termos metodológicos, aplicou-se o conduto de método qualitativo de caráter bibliográfico, por parecer a mais viável para análise que pretendemos desencadear. Quer dizer, faremos a revisão, problematização e a análise da bibliografia já existente sobre a temática. As abordagens atuais sobre a escola transcendem as suas funções tradicionais, buscando focalizar não apenas na transmissão de um certo corpo de valores, mas sim, proporcionar o bem-estar social e psicológico do aluno, as relações entre a escola e a família estão cada vez mais íntimas onde os professores precisam conhecer as famílias para adotar práticas pedagógicas que garantam a eficiência e aprendizagem máxima dos alunos uma vez que são agentes da socialização e a base da própria sociedade. A família é considerada o primeiro agente de socialização, é nela que são transmitidos e construídos normas, princípios e valores. Infere-se que é imprescindível a participação da família através do acompanhamento dos filhos nas atividades escolares e na transmissão de saberes em casa. De fato, a dinâmica familiar condiciona em grande medida o comportamento da criança no âmbito educacional, como também, no seu desempenho escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA relação existente entre a família e a escola uma análise do processo educativopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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