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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Julinho da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T12:34:28Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T12:34:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4587 | - |
dc.description | A relação existente entre a família e a escola uma análise do processo educativo. Artigo - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca fazer uma abordagem da relação família-escola através de uma análise histórica e sociológica da temática, pontuando as peculiaridades do processo de distanciamento e aproximação da instituição familiar e escolar e as implicações desse processo no contexto escolar dos sujeitos. As relações entre família e escola são instituições importantes para sociologia da educação, uma vez que elas são fundamentais para a construção da estrutura social e no desenvolvimento do indivíduo como um ser social. Em termos metodológicos, aplicou-se o conduto de método qualitativo de caráter bibliográfico, por parecer a mais viável para análise que pretendemos desencadear. Quer dizer, faremos a revisão, problematização e a análise da bibliografia já existente sobre a temática. As abordagens atuais sobre a escola transcendem as suas funções tradicionais, buscando focalizar não apenas na transmissão de um certo corpo de valores, mas sim, proporcionar o bem-estar social e psicológico do aluno, as relações entre a escola e a família estão cada vez mais íntimas onde os professores precisam conhecer as famílias para adotar práticas pedagógicas que garantam a eficiência e aprendizagem máxima dos alunos uma vez que são agentes da socialização e a base da própria sociedade. A família é considerada o primeiro agente de socialização, é nela que são transmitidos e construídos normas, princípios e valores. Infere-se que é imprescindível a participação da família através do acompanhamento dos filhos nas atividades escolares e na transmissão de saberes em casa. De fato, a dinâmica familiar condiciona em grande medida o comportamento da criança no âmbito educacional, como também, no seu desempenho escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A relação existente entre a família e a escola uma análise do processo educativo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
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JULINHO DA SILVA Artigo.pdf | 2021_art_jsilva.pdf | 208,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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