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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4593
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Marques, Bianca dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T13:43:33Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T13:43:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, B. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4593 | - |
dc.description | MARQUES, Bianca dos Santos. Gênero, ciência e silenciamentos: as percepções de mulheres pesquisadoras e docentes em uma universidade brasileira. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a necessidade de intensificar os debates sobre a iniquidade de gênero em espaços acadêmicos, bem como expandir os estudos de gênero e divisão sexual do trabalho, este artigo se debruça sobre as percepções de mulheres, da área de Humanidades, sobre a experiência de produzir ensino, pesquisa e extensão em uma Universidade brasileira, a fim de identificar e compreender como se dão as relações de gênero na academia. Para tanto, averiguamos se a naturalização do machismo e do patriarcalismo interferem de alguma maneira no desenvolvimento acadêmico e/ou reforçam barreiras que obstaculizem o protagonismo feminino. Realizamos uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de um formulário eletrônico do Google, constituído por quatro perguntas abertas, enviado via e-mail para mulheres docentes do ensino superior de uma universidade pública no Brasil. Diante disso, verificamos que a presença feminina na academia ainda reflete uma condição desigual, principalmente na ocupação de cargos administrativos; além disso, após as entrevistas, depreendemos que o espaço acadêmico hierarquiza as mulheres, que as relações de gênero se dão por meio de inúmeras violências simbólicas, e não somente: com frequência as docentes relataram que possuem seu intelecto questionado e inferiorizado, suas falas e vozes são interrompidas, enfraquecidas, invisibilizadas e refutadas, o que nos leva a concluir que as relações de gênero estão permeadas pela violência patriarcal que marca a sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | gênero | pt_BR |
dc.subject | docente | pt_BR |
dc.subject | desigualdade | pt_BR |
dc.subject | universidade | pt_BR |
dc.title | Gênero, ciência e silenciamentos: as percepções de mulheres pesquisadoras e docentes em uma universidade brasileira | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BIANCA DOS SANTOS MARQUES Artigo.pdf | 2021_art_bmarques.pdf | 297,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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