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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Francisco Evandro Lemos dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T14:09:45Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T14:09:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, F. E. L. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4597 | - |
dc.description | SANTOS, Francisco Evandro Lemos dos. Busca ativa escolar: análise de uma estratégia para superação do abandono escolar através de um estudo de caso. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como foco a Busca Ativa Escolar (BAE) que é uma estratégia para que as escolas públicas venham alcançar estudantes em situação de abandono escolar. Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada em uma escola pública de ensino médio da região do Maciço do Baturité, no Município de Redenção – Ceará, durante o ano de 2021. De forma ampla, procurou conhecer a realidade no cotidiano da escola e do compromisso em garantir a permanência de estudantes em sala de aula. Tem como objetivos contextualizar o programa Busca Ativa Escolar (BAE) em âmbito macro, assim como, compreender como o programa BAE funciona no âmbito escolar, identificar o abandono escolar; analisar seus impactos e caracterizar a importância dessa ação na sua implementação no enfrentamento ao abandono escolar no campo da pesquisa. A metodologia está embasada no estudo de caso e faz uso de dados quantitativos e qualitativos. Compreender o que é a BAE e o abandono escolar e discutir sobre o fazer docente, relação família-escola e a dinâmica escolar na pandemia são questões que perpassam esse texto. Nesse sentido, pesquisadores da educação como Miguel Arroyo, Carlos Libâneo, Macaé Evaristo, Antonio Nóvoa e Paulo Freire constituíram-se como embasamento para essa discussão. Os principais resultados indicam que a BAE é compreendida como um instrumento que proporciona à escola a possibilidade de atuar de forma concreta na permanência de estudantes no âmbito escolar. Assim, compreender seu processo de desenvolvimento possibilita uma reflexão sobre o papel da escola pública nas comunidades em que estão estabelecidas ampliando as relações institucionais com foco na valorização do ensino público e gratuito contemplando uma população que embora tenha o direito a educação assegurado por lei, enfrenta na realidade cotidiana diversos fatores que impossibilitam o acesso e a permanência na escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Busca Ativa Escolar | pt_BR |
dc.subject | Abandono Escolar | pt_BR |
dc.subject | Estratégia de ação | pt_BR |
dc.subject | Escola Publica | pt_BR |
dc.title | Busca ativa escolar: análise de uma estratégia para superação do abandono escolar através de um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FRANCISCO EVANDRO LEMOS DOS SANTOS Artigo.pdf | 2022_art_fsantos.pdf | 293,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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