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dc.contributor.authorSantos, Francisco Evandro Lemos dos-
dc.date.accessioned2024-04-16T14:09:45Z-
dc.date.available2024-04-16T14:09:45Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationSANTOS, F. E. L. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4597-
dc.descriptionSANTOS, Francisco Evandro Lemos dos. Busca ativa escolar: análise de uma estratégia para superação do abandono escolar através de um estudo de caso. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como foco a Busca Ativa Escolar (BAE) que é uma estratégia para que as escolas públicas venham alcançar estudantes em situação de abandono escolar. Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada em uma escola pública de ensino médio da região do Maciço do Baturité, no Município de Redenção – Ceará, durante o ano de 2021. De forma ampla, procurou conhecer a realidade no cotidiano da escola e do compromisso em garantir a permanência de estudantes em sala de aula. Tem como objetivos contextualizar o programa Busca Ativa Escolar (BAE) em âmbito macro, assim como, compreender como o programa BAE funciona no âmbito escolar, identificar o abandono escolar; analisar seus impactos e caracterizar a importância dessa ação na sua implementação no enfrentamento ao abandono escolar no campo da pesquisa. A metodologia está embasada no estudo de caso e faz uso de dados quantitativos e qualitativos. Compreender o que é a BAE e o abandono escolar e discutir sobre o fazer docente, relação família-escola e a dinâmica escolar na pandemia são questões que perpassam esse texto. Nesse sentido, pesquisadores da educação como Miguel Arroyo, Carlos Libâneo, Macaé Evaristo, Antonio Nóvoa e Paulo Freire constituíram-se como embasamento para essa discussão. Os principais resultados indicam que a BAE é compreendida como um instrumento que proporciona à escola a possibilidade de atuar de forma concreta na permanência de estudantes no âmbito escolar. Assim, compreender seu processo de desenvolvimento possibilita uma reflexão sobre o papel da escola pública nas comunidades em que estão estabelecidas ampliando as relações institucionais com foco na valorização do ensino público e gratuito contemplando uma população que embora tenha o direito a educação assegurado por lei, enfrenta na realidade cotidiana diversos fatores que impossibilitam o acesso e a permanência na escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBusca Ativa Escolarpt_BR
dc.subjectAbandono Escolarpt_BR
dc.subjectEstratégia de açãopt_BR
dc.subjectEscola Publicapt_BR
dc.titleBusca ativa escolar: análise de uma estratégia para superação do abandono escolar através de um estudo de casopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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