Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Nelsio Gomes-
dc.date.accessioned2024-04-17T12:01:02Z-
dc.date.available2024-04-17T12:01:02Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.citationCORREIA, N. G. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4607-
dc.descriptionCORREIA, Nelsio Gomes. O sistema educativo na Guiné-Bissau: uma análise do processo de evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute sobre o sistema educacional com ênfase na análise do processo da evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário na Guiné-Bissau. Neste intento, o artigo objetiva-se em compreender as razões da evasão e abandono escolar no ensino secundário. Considerando a natureza do objeto, foi utilizado neste trabalho, o procedimento metodológico qualitativo centrado na análise bibliográfica e documental, através das publicações científicas em periódicos tais como livros, artigos, monografias, documentos, teses e entre outras em busca de informações relevantes e pertinentes para o desenvolvimento da nossa temática. De acordo com as informações sobre o tema analisadas neste presente estudo, percebe-se que para minimizar as futuras consequências no setor educativo, o Estado deveria criar as políticas públicas educacionais voltadas à estabilidade dos sistemas de ensino para possibilitar o maior acesso e a permanência das pessoas mais desfavorecidas do ponto de vista socioeconômica para garantir uma educação igualitária e de qualidade para todos. Por fim, a fragilidade do sector educativo guineense, está relacionada a ausência de investimento na área da educação escolar, na formação de professores e na infraestrutura que possibilite condições para a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEnsino secundáriopt_BR
dc.subjectConstrução dos currículospt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.titleO sistema educativo na Guiné-Bissau: uma análise do processo de evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundáriopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NELSIO GOMES CORREIA Artigo.pdf2022_art_ncorreia.pdf379,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.