Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4607
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correia, Nelsio Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T12:01:02Z | - |
dc.date.available | 2024-04-17T12:01:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, N. G. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4607 | - |
dc.description | CORREIA, Nelsio Gomes. O sistema educativo na Guiné-Bissau: uma análise do processo de evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute sobre o sistema educacional com ênfase na análise do processo da evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário na Guiné-Bissau. Neste intento, o artigo objetiva-se em compreender as razões da evasão e abandono escolar no ensino secundário. Considerando a natureza do objeto, foi utilizado neste trabalho, o procedimento metodológico qualitativo centrado na análise bibliográfica e documental, através das publicações científicas em periódicos tais como livros, artigos, monografias, documentos, teses e entre outras em busca de informações relevantes e pertinentes para o desenvolvimento da nossa temática. De acordo com as informações sobre o tema analisadas neste presente estudo, percebe-se que para minimizar as futuras consequências no setor educativo, o Estado deveria criar as políticas públicas educacionais voltadas à estabilidade dos sistemas de ensino para possibilitar o maior acesso e a permanência das pessoas mais desfavorecidas do ponto de vista socioeconômica para garantir uma educação igualitária e de qualidade para todos. Por fim, a fragilidade do sector educativo guineense, está relacionada a ausência de investimento na área da educação escolar, na formação de professores e na infraestrutura que possibilite condições para a aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Ensino secundário | pt_BR |
dc.subject | Construção dos currículos | pt_BR |
dc.subject | Abandono escolar | pt_BR |
dc.title | O sistema educativo na Guiné-Bissau: uma análise do processo de evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NELSIO GOMES CORREIA Artigo.pdf | 2022_art_ncorreia.pdf | 379,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.