Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lemos, Roberto Gerônimo de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T12:25:04Z | - |
dc.date.available | 2024-04-17T12:25:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, R. G. F. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4612 | - |
dc.description | LEMOS, Roberto Gerônimo de Farias. Residência Pedagógica e formação docente: um olhar para o futuro. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como temática a relação entre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e a construção da identidade docente. Tem como objetivo compreender as transformações nas percepções de residentes sobre a formação docente, seus desafios e a construção de si enquanto futuros professores. O universo da pesquisa foi o curso de licenciatura em Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus Ceará. A abordagem metodológica é qualitativa, tendo como técnica de construção de dados entrevistas semiestruturadas, com residentes do PRP em Sociologia da UNILAB/CE. Criado pelo Governo Federal a partir da portaria CAPES no 38/2018, de 28 de fevereiro de 2018, o Residência Pedagógica surge como um projeto político cujo intuito é a formação de professores. Ouvir as narrativas de participantes do PRP permitiu compreender a influência nas trajetórias de residentes possibilitando-os conhecimentos teóricos e práticos que permite uma ação pedagógica reflexiva, crítica, plural e diversa. Desta forma, o PRP passa a representar na vida de residentes um conjunto de vivências que proporcionam o aprender a profissão a partir da relação entre o ser e o saber-fazer. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | UNILAB | pt_BR |
dc.title | Residência Pedagógica e formação docente: um olhar para o futuro | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBERTO GERÔNIMO DE FARIAS LEMOS Artigo.pdf | 2022_art_rlemos.pdf | 261,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.