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dc.contributor.authorRodrigues, Isabely da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-18T16:31:08Z-
dc.date.available2024-04-18T16:31:08Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, I. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4630-
dc.descriptionRODRIGUES, Isabely da Silva. As percepções de estudantes de uma escola pública de zona rural com relação ao ingresso no ensino superior. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho discute sobre as percepções de estudantes de uma escola pública de zona rural com relação ao ingresso no ensino superior. A pesquisa teve como foco estudantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio, para que assim fosse possível compreender os inúmeros fatores que influenciam nas escolhas de futuro desses jovens. Buscou-se, ainda, analisar o percurso trilhado por ex-alunos da escola que tiveram como escolha cursar o ensino superior em universidades públicas e também de ex-alunos que não ingressaram no ensino superior após terem concluído o ensino médio. O processo metodológico dessa pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, e a respeito dos procedimentos técnicos utilizados, caracteriza-se como uma pesquisa de campo. Como técnica para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas no período de fevereiro a março de 2023 com alunos egressos e estudantes que estão cursando o 3° ano do ensino médio na escola João Alves Moreira, localizada no distrito de Ideal-Aracoiaba. Foi possível constatar que os sentidos atribuídos a experiência escolar e as percepções de futuro desses jovens sofrem alterações a depender de inúmeras questões que vão desde o lugar social do qual fazem parte, como as questões de renda e local onde vivem, até chegar à escola, com as interações entre professor-aluno, questões de aprendizagem e de infraestrutura. A possibilidade de melhoria de vida e de uma ascensão social através da continuidade dos estudos é um motor que impulsiona o desejo desses jovens de ingressarem no ensino superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAs percepções de estudantes de uma escola pública de zona rural com relação ao ingresso no ensino superiorpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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