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dc.contributor.authorSilva, Maria Marília Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-04-18T19:55:43Z-
dc.date.available2024-04-18T19:55:43Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.citationSILVA, M. M. R. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4647-
dc.descriptionSILVA, Maria Marília Rodrigues da. Os "estagiários de inclusão" na educação pública municipal de Redenção-CE: uma análise do edital nº 001/2023. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar a atuação dos “estagiários de inclusão” na escola Dr. Edmilson Barros de Oliveira, em Redenção – Ceará, visando a compreender como a atuação destes pode beneficiar a Educação Inclusiva na rede pública do município. Tem-se como objetivos: descrever as atividades dos estagiários que estão previstas em edital municipal do ano de 2023; compreender a política de educação do município de Redenção e de que forma ela alinha-se à Educação Inclusiva, e, por fim, problematizar de que maneira se dá a formação e o acompanhamento dos estagiários para que estes atuem como suporte aos estudantes que demandam acompanhamento específico no âmbito escolar. Nesta investigação foi utilizado o método qualitativo, por meio de pesquisa exploratória, tendo como base a análise de documentos, a aplicação de questionários, a entrevista narrativa, a observação e o diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Como suporte teórico, coloca-se Machado e Mantoan (2020), Ramos e Lockmann (2021), e ainda os editais do processo seletivo simplificado para estágio remunerado na área de Educação Inclusiva do município em estudo, a Lei no 1750 de 30 de dezembro de 2019 e a Lei no 1717 de 01 de fevereiro de 2019 (ambas municipais), a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), e a Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Os achados apontam para uma série de questões em relação à atuação dos/as estagiários/as, que demandam uma reflexão mais aprofundada. Contudo, foi observado o quão importante e necessária é a atuação destes sujeitos para fins de garantia de direitos e efetivação da inclusão de estudantes com deficiência nas escolas municipais de Redenção, no Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectestagiários de inclusãopt_BR
dc.titleOs "estagiários de inclusão" na educação pública municipal de Redenção-CE: uma análise do edital nº 001/2023pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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