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dc.contributor.authorGola, Telma Albano-
dc.date.accessioned2024-04-22T12:06:07Z-
dc.date.available2024-04-22T12:06:07Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationGOLA, T. A. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4656-
dc.descriptionGOLA, Telma Albano. Política curricular em Angola: Desafios e Perspectiva da Sociologia como Disciplina nas Escolas Públicas do Ensino Médio entre os anos de 2010 a 2020. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente temática de estudo, busca analisar a política educacional angolana e a disciplina de Sociologia nas escolas públicas do Ensino Médio em Angola, no período de 2010 a 2020, baseando-se nas sucessivas mudanças do sistema educacional angolano que começam a surgir precisamente desde o ano de 2001 e se estendem aos anos subsequentes. Especificamente o que se propõe é analisar a disciplina de Sociologia na grade curricular do ensino médio em Angola, bem como procurar identificar quais as contradições existentes para o desenvolvimento da mesma enquanto disciplina. Tanto mais é que a Sociologia é uma disciplina que procura discutir os problemas sociais presentes na vida dos indivíduos e na sociedade em que estão inseridos. A metodologia empregue no desenvolvimento deste trabalho consistiu na revisão bibliográfica e documental, abordada por Gil (2002). Entretanto, para dar corpo ao nosso trabalho e compreender a situação da disciplina de Sociologia em Angola, buscamos autores como Vitumba (2019), Macamo (2002), Moma (2016), Mmende e Rower (2019), Candiengue (2021 e 2022), entre outros autores que nos ajudaram a pensar e a discutir sobre a Sociologia no ensino angolano, e a política educacional direcionada ao avanço do ensino da Sociologia em Angola. Contudo, a nossa abordagem para este objeto, é de natureza qualitativa de modo a analisarmos teoricamente os resultados do trabalho colhido na revisão bibliográfica e documental que foram aplicadas para análise e discussão da questão da política educacional em Angola e o ensino de Sociologia no ensino médio no país. Com a pesquisa feita, concluímos que a disciplina de Sociologia nas escolas públicas do ensino médio em Angola é altamente incerta devido à falta de ferramentas necessárias para ensinar Sociologia de forma adequada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.titlePolítica curricular em Angola: Desafios e Perspectiva da Sociologia como Disciplina nas Escolas Públicas do Ensino Médio entre os anos de 2010 a 2020pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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