Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4656
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gola, Telma Albano | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T12:06:07Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T12:06:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | GOLA, T. A. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4656 | - |
dc.description | GOLA, Telma Albano. Política curricular em Angola: Desafios e Perspectiva da Sociologia como Disciplina nas Escolas Públicas do Ensino Médio entre os anos de 2010 a 2020. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente temática de estudo, busca analisar a política educacional angolana e a disciplina de Sociologia nas escolas públicas do Ensino Médio em Angola, no período de 2010 a 2020, baseando-se nas sucessivas mudanças do sistema educacional angolano que começam a surgir precisamente desde o ano de 2001 e se estendem aos anos subsequentes. Especificamente o que se propõe é analisar a disciplina de Sociologia na grade curricular do ensino médio em Angola, bem como procurar identificar quais as contradições existentes para o desenvolvimento da mesma enquanto disciplina. Tanto mais é que a Sociologia é uma disciplina que procura discutir os problemas sociais presentes na vida dos indivíduos e na sociedade em que estão inseridos. A metodologia empregue no desenvolvimento deste trabalho consistiu na revisão bibliográfica e documental, abordada por Gil (2002). Entretanto, para dar corpo ao nosso trabalho e compreender a situação da disciplina de Sociologia em Angola, buscamos autores como Vitumba (2019), Macamo (2002), Moma (2016), Mmende e Rower (2019), Candiengue (2021 e 2022), entre outros autores que nos ajudaram a pensar e a discutir sobre a Sociologia no ensino angolano, e a política educacional direcionada ao avanço do ensino da Sociologia em Angola. Contudo, a nossa abordagem para este objeto, é de natureza qualitativa de modo a analisarmos teoricamente os resultados do trabalho colhido na revisão bibliográfica e documental que foram aplicadas para análise e discussão da questão da política educacional em Angola e o ensino de Sociologia no ensino médio no país. Com a pesquisa feita, concluímos que a disciplina de Sociologia nas escolas públicas do ensino médio em Angola é altamente incerta devido à falta de ferramentas necessárias para ensinar Sociologia de forma adequada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Angola | pt_BR |
dc.title | Política curricular em Angola: Desafios e Perspectiva da Sociologia como Disciplina nas Escolas Públicas do Ensino Médio entre os anos de 2010 a 2020 | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Telma Albano Gola.pdf | 2023_art_tgola.pdf | 248,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.