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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4663
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Djaló, Mamadú Boy | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T13:18:25Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T13:18:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-03 | - |
dc.identifier.citation | DJALÓ, M. B. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4663 | - |
dc.description | DJALÓ, Mamadú Boy. Ensino de sociologia na Guiné-Bissau: uma abordagem a partir da visão dos egressos da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau (ULG) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB-CE). TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo debruça sobre o ensino de Sociologia na Guiné-Bissau. Para tal, pressupõe compreender a partir da visão dos egressos da ULG e UNILAB-CE sobre o Ensino de Sociologia na Guiné-Bissau. A escolha do tema justifica-se por ser guineense e estudante do curso de licenciatura em Sociologia na UNILAB, e pela necessidade não só de contribuir para o desenvolvimento do ensino de sociologia na Guiné-Bissau, mas também de fazer a sociologia ganhar o espaço tanto nos liceus, assim como nas Universidades do país. Visto que, a sociologia não é vista pelo Estado guineense ou a sociedade como uma área de conhecimento importante como Direito, Medicina, Economia entre outros são. Para realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa que nos permitiu obter uma compreensão mais lúcida do problema estudado. De igual modo, adotou-se a técnica da pesquisa bibliográfica que nos proporcionou uma coleta de dados abertos, leitura e análise de textos, dissertações e artigos que tratam do assunto da nossa investigação. Além disso, utilizamos formulário eletrônico de entrevista à distância com os Egressos da ULG e UNILAB, no caso da UNILAB, entrevistamos alguns estudantes concludentes do curso de sociologia. Além disso, entrevistamos dois professores do ensino público guineense. Os resultados mostram que, o ensino de Sociologia nas instituições escolares da Guiné- Bissau, ainda se encontre nas suas fases embrionárias, pois nos liceus a sociologia não é obrigatória para todos os grupos do ensino secundário e nas universidades, em termos dos conteúdos ensinados nas aulas de sociologia, percebeu-se que, existe mais abordagem dos autores externos sobretudo euro-americanos do que aos autores nacionais ou seja,sul global. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | ponto de vista | pt_BR |
dc.subject | egressos | pt_BR |
dc.title | Ensino de sociologia na Guiné-Bissau: uma abordagem a partir da visão dos egressos da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau (ULG) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB-CE) | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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