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dc.contributor.authorOliveira, Ana Valéria Castro de-
dc.date.accessioned2024-07-09T18:36:55Z-
dc.date.available2024-07-09T18:36:55Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, A. V. C. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4730-
dc.descriptionOLIVEIRA, Ana Valéria Castro de. Politicas de inclusão educacional de crianças com deficiência em uma escola municipal de Redenção-Ceará. 2022. 40f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca, analisar sobre a acessibilidade e inclusão de crianças com deficiência em uma escola de ensino regular no município de Redenção-Ceará. Se faz entender que os profissionais precisam compreender as necessidades do sujeito, seja ela educativa (em salas de aulas regulares) e sociais, de forma alcançar objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento do aluno não apenas no meio escolar, mas também em sua sociedade em geral. Dessa forma, tem-se o Atendimento Educacional Especializado, que parte de uma situação desafiadora no ambiente de aprendizagem, tendo como principal função identificar as barreiras que estejam dificultando a participação dos alunos no que tange ao convívio dentro do ambiente da escola, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade, considerando as necessidades individuais de cada estudante. A justificativa do estudo se dá pela relevância de entender sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola, e da necessidade de ampliação e divulgação do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), tendo em vista que no município de Redenção-CE a escola municipal Maria Augusta é a única da região a dispor do projeto. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, e a coleta de algumas informações acerca da atuação docente, funcionários, pais, mães e/ou responsáveis em forma de um questionário eletrônico, por meio do “Google Formulários”. Concluindo então que, as discussões e análises deste estudo anunciam uma articulação dialógica e ações transdisciplinares entre todos que trabalham com a educação inclusiva, com o AEE e com o ensino regular, tendo em vista a construção de práticas pedagógicas que assegurem o direito à diversidade, o acesso ao conhecimento e a inclusão de todos os sujeitos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.titlePolíticas de inclusão educacional de crianças com deficiência em uma escola municipal de Redenção-Cearápt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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