Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Carla Eugenio-
dc.date.accessioned2024-07-09T20:15:08Z-
dc.date.available2024-07-09T20:15:08Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. E. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4743-
dc.descriptionSILVA, Ana Carla Eugenio da. Desafios para a implantação da educação escolar quilombola: um estudo sobre os quilombolas Sítio Veiga Alto Alegre. 2023. 41f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como título Desafios para a implementação da educação escolar quilombola: um estudo sobre os quilombos Sítio Veiga e Alto Alegre, cujo o objetivo é verificar quais as dificuldades enfrentadas para a implementação da educação escolar quilombola nessas duas comunidades e o que vem sendo feito. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em conjunto com a realização de entrevistas, a bibliografia possibilitando a explanação dos conceitos de quilombo, educação escolar quilombola e história das comunidades e as entrevistas possibilitando a verificação de fato do que vem acontecendo nessas comunidades no que diz respeito a educação escolar quilombola e sua implementação. O trabalho está dividido em três partes, são elas: o primeiro capítulo, no qual foi abordado o conceito de quilombo e história dos quilombos Alto Alegre e Sítio Veiga, o segundo capítulo, em que foi abordado o conceito de educação escolar quilombola e por fim o terceiro capítulo onde foi realizada a discussão e apresentado os resultados das entrevistas. Para a abordagem do conceito de quilombo e história dos quilombos Sítio Veiga e Alto Alegre utilizei autores como Silva (2021), Ferreira (2017) e CONAQ (s/d), já na abordagem dos conceitos de educação escolar quilombola, trouxe Brasil (2012). A pesquisa trouxe diversos fatores que vem dificultando a implementação da educação escolar quilombola nos quilombos citados acima, como a falta de profissionais qualificados, materiais didáticos próprios entre outras, e também o que vem sendo feito para lidar com essas dificuldades, traz a relação das comunidades com as escolas e com os poderes públicos municipais de Quixadá e Horizonte e a influência destes nesse processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectSítio Veigapt_BR
dc.subjectAlto Alegrept_BR
dc.titleDesafios para a implementação da educação escolar Quilombola: um estudo sobre os Quilombos sítio veiga e alto alegrept_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carla Eugenio.pdf2023_mono_asilva.pdf544,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.