Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Carla Eugenio | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T20:15:08Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09T20:15:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. C. E. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4743 | - |
dc.description | SILVA, Ana Carla Eugenio da. Desafios para a implantação da educação escolar quilombola: um estudo sobre os quilombolas Sítio Veiga Alto Alegre. 2023. 41f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como título Desafios para a implementação da educação escolar quilombola: um estudo sobre os quilombos Sítio Veiga e Alto Alegre, cujo o objetivo é verificar quais as dificuldades enfrentadas para a implementação da educação escolar quilombola nessas duas comunidades e o que vem sendo feito. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em conjunto com a realização de entrevistas, a bibliografia possibilitando a explanação dos conceitos de quilombo, educação escolar quilombola e história das comunidades e as entrevistas possibilitando a verificação de fato do que vem acontecendo nessas comunidades no que diz respeito a educação escolar quilombola e sua implementação. O trabalho está dividido em três partes, são elas: o primeiro capítulo, no qual foi abordado o conceito de quilombo e história dos quilombos Alto Alegre e Sítio Veiga, o segundo capítulo, em que foi abordado o conceito de educação escolar quilombola e por fim o terceiro capítulo onde foi realizada a discussão e apresentado os resultados das entrevistas. Para a abordagem do conceito de quilombo e história dos quilombos Sítio Veiga e Alto Alegre utilizei autores como Silva (2021), Ferreira (2017) e CONAQ (s/d), já na abordagem dos conceitos de educação escolar quilombola, trouxe Brasil (2012). A pesquisa trouxe diversos fatores que vem dificultando a implementação da educação escolar quilombola nos quilombos citados acima, como a falta de profissionais qualificados, materiais didáticos próprios entre outras, e também o que vem sendo feito para lidar com essas dificuldades, traz a relação das comunidades com as escolas e com os poderes públicos municipais de Quixadá e Horizonte e a influência destes nesse processo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Quilombo | pt_BR |
dc.subject | Sítio Veiga | pt_BR |
dc.subject | Alto Alegre | pt_BR |
dc.title | Desafios para a implementação da educação escolar Quilombola: um estudo sobre os Quilombos sítio veiga e alto alegre | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Carla Eugenio.pdf | 2023_mono_asilva.pdf | 544,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.