Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco Wellington de Castro-
dc.date.accessioned2024-07-10T12:41:53Z-
dc.date.available2024-07-10T12:41:53Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, F. W. C. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4786-
dc.descriptionSILVA, Francisco Wellington de Castro. Satisfação e motivação profissional de docentes do ensino superior: um estudo na Unilab. 2023. 18f. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNa atual configuração da sociedade, o trabalho pode ser considerado como um aspecto que interfere significativamente na qualidade de vida. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a relação das condições de trabalho com a satisfação e motivação de docentes do ensino superior. Foi realizado um estudo de caso na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e teve como foco a percepção de docentes alocados em dois institutos. Participaram 25 docentes através de respostas a um questionário. Os resultados indicaram que em relação ao ambiente de trabalho, 68% se mostram satisfeito e apenas 8% insatisfeito. Já 52% se mostram pouco satisfeito com o modo como a instituição lida os conflitos, queixas ou problemas pessoais. Em relação ao horário de trabalho, 48% se dizem satisfeito, enquanto 32% se dizem muito satisfeito. Apenas 40% se mostram motivados com as condições de trabalho. Os principais fatores de satisfação identificados foram o ambiente de trabalho na organização, a igualdade de oportunidades para o desenvolvimento de novas competências profissionais, a equidade no tratamento dos colaboradores na instituição e as oportunidades oferecidas para avançar na carreira, a política de gestão de recursos humanos existente na instituição e as oportunidades criadas pela instituição para progredir na carreira. Os principais fatores de motivação foram o desenvolvimento de trabalhos em equipe e aceitar novos desafios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSatisfação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento carreirapt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.titleSatisfação e motivação profissional de docentes do ensino superior: um estudo na Unilabpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Wellington de Castro Silva.pdf2023_art_fsilva.pdf200,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.