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dc.contributor.authorSI, Mamadu Embalo-
dc.date.accessioned2024-07-10T16:06:23Z-
dc.date.available2024-07-10T16:06:23Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationSI, M. E. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4805-
dc.descriptionSI, Mamadu Embalo. Concurso público na Guiné-Bissau: perspectivas e percepções de empregabilidade de egressos da Unilab. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo se concentra na análise dos critérios de admissão na função pública guineense, considerando o Estatuto do Pessoal da Administração Pública, documento oficial que regula o processo de recrutamento e seleção no setor público, e examina a perspectiva dos ex-alunos guineenses da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) sobre a empregabilidade. O objetivo deste estudo foi compreender os elementos essenciais no recrutamento e seleção de funcionários no setor público da Guiné-Bissau e avaliar como a reforma administrativa poderia afetar a realização de concursos públicos. Além disso, investigamos as visões dos estudantes guineenses da UNILAB em relação a possíveis oportunidades de ingresso na função pública guineense. A metodologia adotada para esta pesquisa baseou-se principalmente em uma abordagem qualitativa. Inicialmente, foi realizada uma análise bibliográfica, incluindo a pesquisa em fontes como o Portal de Periódicos da Capes, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, o Banco de Teses da Capes e o Google Acadêmico. Em uma etapa subsequente, conduzimos uma pesquisa por meio de questionários aplicados a 23 egressos guineenses do curso de Administração Pública da UNILAB. Os resultados deste estudo destacam a politização da Administração Pública no país, que resultou na ineficácia e falta de qualidade dos serviços públicos devido à ausência de concursos públicos. Os questionários aplicados aos egressos revelaram que, muitos deles, optam por deixar o país após a graduação, em busca de programas de pós-graduação, e enfrentam dificuldades de empregabilidade devido à instabilidade política. Além disso, coletaram-se percepções dos egressos sobre como a UNILAB poderia contribuir para melhorar a empregabilidade de seus graduados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcurso públicopt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.titleConcurso público na Guiné-Bissau: perspectivas e percepções de empregabilidade de egressos da Unilabpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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