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Título: Análise das práticas hipertextuais de transformação do conto Cupido e Psiquê de Apuleio para o teatro de bonecos
Autor(es): Gonçalves, Walnysse Maria Rodrigues
Palavras-chave: práticas hipertextuais
parâmetros intertextuais
intertextualidades estritas
intertextualidades amplas
Data do documento: 7-Fev-2024
Resumo: Esta dissertação tem como tema o estudo dos recursos intertextuais como práticas discursivas planejadas para a construção de sentidos, com foco nas práticas hipertextuais de transformação do mito de Cupido e Psiquê para o teatro de bonecos. Para tanto, buscou-se analisar as relações intertextuais utilizadas pelo grupo Paideia, nas práticas hipertextuais de transformação do mito clássico, contido na obra O asno de ouro, de Apuleio, para a peça Psiquê e Eros. Desde 2002, o grupo Paideia tem se dedicado à adaptação de textos clássicos gregos e latinos para a encenação no teatro de bonecos. Esse ofício envolve práticas discursivas de modo bastante particular; uma vez que se trabalha com traduções de textos gregos e romanos, em seu texto original, e, a partir deles, cria-se um novo texto, valendo-se de recursos intertextuais, referências e alusões, como práticas planejadas para a construção de sentidos de texto. Para a análise desses elementos, inicialmente, foram realizadas revisões da literatura acerca das noções de texto, textualidade e intertextualidade. Visando à compreensão desse fenômeno como prática discursiva textual, ancoramo-nos nos estudos de Cavalcante (2021), Cavalcante e Brito (2011; 2012), Koch (1985, 1991, 1994, 1997a, 1997b, 2023), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), delimitando nossas análises com base nos estudos de Nobre (2014), Faria (2014) e Carvalho (2018), mas, antes, retomamos às pesquisas pioneiras sobre intertextualidade de Genette (2010), Piègay-Gros (2010), Sant’Anna (2003). Partimos do pressuposto de que as adaptações do grupo são hipertextos da obra clássica O asno de ouro, seu hipotexto, e que o uso das intertextualidades nas peças, em seus aspectos textuais, é uma estratégia discursiva planejada pelo Paideia que visa à adequação do texto a contextos distintos e alcance dos propósitos pretendidos. Assim, o corpus foi composto por 9 hipertextos (roteiros) da peça Psiquê e Eros, produzidos pelo grupo Paideia para encenação em tempo, espaço e público diferentes. A análise foi dividia em três momentos distintos: a) análise da prática hipertextual do grupo, quanto às técnicas de transformação e parâmetros intertextuais utilizados na construção dos hipertextos; b) análise comparativa de cenas em contextos diferentes; e c) análise dos recursos intertextuais. A partir dessa articulação procuramos descrever o processo de criação dos textos adaptados de Psiquê e Eros; analisar os parâmetros intertextuais utilizados na construção dos hipertextos do grupo; mapear os fenômenos intertextuais e referenciais utilizados no texto adaptado e suas readaptações para diversos contextos de apresentação; e, por fim, identificar o propósito comunicativo das relações entre textos estabelecidas. Ao término de nossa pesquisa, chegamos à conclusão de que, ao transformar o texto de Apuleio para encenação no teatro de bonecos, o grupo Paideia utiliza diversos e múltiplos processos que resultam em alterações no formato e no estilo bem diferentes do que encontramos no texto-fonte. A linguagem é caracterizada pelo uso do regionalismo cearense e por inclusões de termos e expressões referenciais que demarcam modo e o estilo da época em que o texto foi produzido. A relação estabelecida entre as práticas hipertextuais do grupo e o hipotexto, verificada pela análise dos parâmetros intertextuais, além de promover a contação do mito clássico, que tem servido de hipotexto para diversas práticas hipertextuais e hiperestéticas nos últimos séculos, convida, a partir de excertos textuais dialógicos, a participação ativa do interlocutor no processo de construção de significados. São essas inserções intertextuais, estritas e amplas, que atribuem o caráter subversivo ao hipertexto do Paideia.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4826
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

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