Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4858
Título: Comercialização de circuito curto: um estudo sobre a feira livre da agricultura familiar em Canindé, Ceará.
Autor(es): Oliveira, Gabriel Jucá Pereira
Palavras-chave: Agroecologia
Comércio justo
Covid-19
Reforma agrária
Segurança alimentar
Data do documento: 26-Jul-2022
Citação: OLIVEIRA, G. J. P. (2022)
Resumo: As feiras são espaços de comercialização desde o início da civilização e cultura humana, sendo importante via de trocas, não somente de mercadorias, mas também de cultura e saberes populares. Este estudo foi realizado em 2022 em Canindé-CE, município brasileiro com maior número de assentamentos de Reforma Agrária, e objetivou contar a história da feira livre de Canindé, assim como evidenciar sua importância para o escoamento de produtos agropecuários da agricultura familiar e traçar o perfil dos agricultores, e como a pandemia do Covid-19 modificou as relações comerciais. Foram utilizados formulários e entrevista para coleta de dados de agricultores-feirantes e consumidores. Foi registrado que a maioria dos agricultores-feirantes são do gênero masculino, embora a presença e importância feminina seja inquestionável. Os produtores têm como única, ou principal, fonte de renda as feiras. Boa parte dos consumidores encontram o que procuram nas feiras e consideram o preço justo. O consumo de produtos orgânicos sofre com a indisponibilidade ou pouca identificação. Conclui-se que é inquestionável a importância da feira livre para a renda dos agricultores e o acesso dos consumidores à alimentos de qualidade e preço justo, além de se fazer essencial o apoio do poder público para o fortalecimento da feira e da agricultura familiar local.
Descrição: OLIVEIRA, Gabriel Jucá Pereira. Comercialização de circuito curto: um estudo sobre a feira livre da agricultura familiar em Canindé, Ceará. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4858
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GABRIEL JUCÁ.pdf2022_art_goliveira.pdf470,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.