Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Ana Paula Silva Soares de-
dc.date.accessioned2024-07-17T13:22:54Z-
dc.date.available2024-07-17T13:22:54Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.identifier.citationCASTRO, A. P. S. S. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4877-
dc.descriptionCASTRO, Ana Paula Silva Soares de. A escola frente ao/a estudante com deficiência: tentativas em curso para a inclusão. 2020. 64f. Monografia - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa que tem como tema “A escola frente ao/a estudante com deficiência: tentativas em curso para a inclusão” teve como objetivo geral objetivo geral compreender como o laudo dado a criança com deficiência pode atuar como instrumento de inclusão ou exclusão escolar. A problemática a ser discutida é de sobremaneira relevante uma vez que esse instrumento, ou seja, o laudo psicológico e/ou clínico penaliza a criança e a estigmatiza passando a ser considerada incapaz, e assim, excluída do ambiente escolar. Marcando, portanto, negativamente sua passagem pela escola, fazendo com que a família, em alguns casos, seja forçada a retirá-la do convívio escolar. De modo que primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa para um maior embasamento teórico, por meio da leitura de livros, dissertações e artigos de periódicos sobre o tema relacionado à temática do laudo psicológico junto às crianças com necessidades educacionais especiais. Logo em seguida, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário via plataforma Google Docs com gestores e professores da instituição. Os resultados obtidos apontaram que a instituição pesquisada não apresenta ações e/ou estratégias que possa contribuir no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais, tendo em vista o despreparo da escola com a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNecessidades especiaispt_BR
dc.subjectLaudo psicológicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectAluno (a)pt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA escola frente ao/a estudante com deficiência: tentativas em curso para a inclusãopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA SILVA SOARES DE CASTRO Mono.pdf2020_mono_acastro.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.