Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4877
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Ana Paula Silva Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T13:22:54Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T13:22:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, A. P. S. S. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4877 | - |
dc.description | CASTRO, Ana Paula Silva Soares de. A escola frente ao/a estudante com deficiência: tentativas em curso para a inclusão. 2020. 64f. Monografia - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa que tem como tema “A escola frente ao/a estudante com deficiência: tentativas em curso para a inclusão” teve como objetivo geral objetivo geral compreender como o laudo dado a criança com deficiência pode atuar como instrumento de inclusão ou exclusão escolar. A problemática a ser discutida é de sobremaneira relevante uma vez que esse instrumento, ou seja, o laudo psicológico e/ou clínico penaliza a criança e a estigmatiza passando a ser considerada incapaz, e assim, excluída do ambiente escolar. Marcando, portanto, negativamente sua passagem pela escola, fazendo com que a família, em alguns casos, seja forçada a retirá-la do convívio escolar. De modo que primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa para um maior embasamento teórico, por meio da leitura de livros, dissertações e artigos de periódicos sobre o tema relacionado à temática do laudo psicológico junto às crianças com necessidades educacionais especiais. Logo em seguida, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário via plataforma Google Docs com gestores e professores da instituição. Os resultados obtidos apontaram que a instituição pesquisada não apresenta ações e/ou estratégias que possa contribuir no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais, tendo em vista o despreparo da escola com a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Laudo psicológico | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Aluno (a) | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | A escola frente ao/a estudante com deficiência: tentativas em curso para a inclusão | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA SILVA SOARES DE CASTRO Mono.pdf | 2020_mono_acastro.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.