Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4881
Título: Entre curvas e retidão: o simbolismo do cabelo liso em mulheres brancas
Autor(es): Silva, Talia Ferreira da
Palavras-chave: Branquitude
Cabelo
Estética
Mulher branca
Data do documento: 23-Nov-2023
Citação: SILVA, T. F. (2023)
Resumo: A presente pesquisa tem como foco principal analisar o simbolismo do cabelo liso para as mulheres brancas, trazendo como pano de fundo a branquitude e como ela influência a vida e nos cabelos destas mulheres. O mundo dos cabelos vai muito além de apenas estética e beleza, pois podem simbolizar acesso privilegiado ao mundo do trabalho, para citar um exemplo. Assim, é necessário compreender a dimensão do cabelo nas vidas dos indivíduos, visto que nos corpos negros o cabelo é sinônimo de renúncia e aflições. Foram entrevistadas mulheres residentes em Redenção e Portugal, para a obtenção de dados, enriquecida com pesquisa bibliográficas de autores que trabalham ou se aproximam do tema. Embora nosso material bruto da pesquisa tenha recorrido a várias metodologias e várias entrevistadas, iremos trabalhar apenas com a trajetória de uma interlocutora. Contudo, o restante do material recolhido nos oferece uma visão mais ampla do fenômeno estudado.
Descrição: SILVA, Talia Ferreira da. Entre curvas e retidão: o simbolismo do cabelo liso em mulheres brancas. 2023. 25f. Monografia - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4881
Aparece nas coleções:Monografia - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALIA FERREIRA DA SILVA.pdf2023_mono_tfsilva.pdf599,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.