Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCá, Imelson Ntchala-
dc.date.accessioned2024-07-25T18:06:45Z-
dc.date.available2024-07-25T18:06:45Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.citationCÁ, I. N. (2017)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5079-
dc.descriptionCÁ, Imelson Ntchala. "Entre o real e o ideal: uma análise contrastiva entre o material didático e as necessidades dos estudantes no ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau". 2017. 64f. Monografia - Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2017.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando o contexto de multilinguismo observado na Guiné-Bissau, o fato de a língua portuguesa nem sempre se constituir em língua materna dos falantes guineenses e, ainda, a pouca oferta de material didático de ensino de português contextualizado a realidade local, objetivamos, neste trabalho, investigar o perfil linguístico de estudantes guineenses e as características do material empregado para ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau, com o intuito de estabelecer um comparativo entre as necessidades dos aprendentes e o que é ofertado pelo material para aprendizado de português. Como subsídio teórico, para discussão dos conceitos de língua materna (ou primeira língua), de segunda língua, de língua adicional e de língua estrangeira, consideramos, dentre outros, Almeida Filho (2005), Spinassé (2006) e Carvalho (2011) e, para discussão a respeito do ensino de língua portuguesa, consideramos, dentre outros, Mendes (2011), Alves (2012), Sellan (2012) e Schoffen (2012). Para responder às questões de pesquisa e alcançar os objetivos, foi adotado, como procedimento metodológico, a pesquisa analítico-interpretativa e, quanto ao tipo, exploratória. O corpus empregado na investigação é constituído de questionário aplicado a 50 estudantes guineenses do ensino superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e também de material didático de língua portuguesa empregado nas séries iniciais em Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes fatores causadores das dificuldades de aprendizagem, como inadequação do material, idade de aquisição da língua portuguesa, procedimentos de ensino e influência das línguas locais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectPortuguês guineensept_BR
dc.title"Entre o real e o ideal: uma análise contrastiva entre o material didático e as necessidades dos estudantes no ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau".pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMELSON NTCHALA CA.pdf2017_mono_icá.pdf984,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.