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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cá, Imelson Ntchala | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T18:06:45Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T18:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-27 | - |
dc.identifier.citation | CÁ, I. N. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5079 | - |
dc.description | CÁ, Imelson Ntchala. "Entre o real e o ideal: uma análise contrastiva entre o material didático e as necessidades dos estudantes no ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau". 2017. 64f. Monografia - Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando o contexto de multilinguismo observado na Guiné-Bissau, o fato de a língua portuguesa nem sempre se constituir em língua materna dos falantes guineenses e, ainda, a pouca oferta de material didático de ensino de português contextualizado a realidade local, objetivamos, neste trabalho, investigar o perfil linguístico de estudantes guineenses e as características do material empregado para ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau, com o intuito de estabelecer um comparativo entre as necessidades dos aprendentes e o que é ofertado pelo material para aprendizado de português. Como subsídio teórico, para discussão dos conceitos de língua materna (ou primeira língua), de segunda língua, de língua adicional e de língua estrangeira, consideramos, dentre outros, Almeida Filho (2005), Spinassé (2006) e Carvalho (2011) e, para discussão a respeito do ensino de língua portuguesa, consideramos, dentre outros, Mendes (2011), Alves (2012), Sellan (2012) e Schoffen (2012). Para responder às questões de pesquisa e alcançar os objetivos, foi adotado, como procedimento metodológico, a pesquisa analítico-interpretativa e, quanto ao tipo, exploratória. O corpus empregado na investigação é constituído de questionário aplicado a 50 estudantes guineenses do ensino superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e também de material didático de língua portuguesa empregado nas séries iniciais em Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes fatores causadores das dificuldades de aprendizagem, como inadequação do material, idade de aquisição da língua portuguesa, procedimentos de ensino e influência das línguas locais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Português guineense | pt_BR |
dc.title | "Entre o real e o ideal: uma análise contrastiva entre o material didático e as necessidades dos estudantes no ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau". | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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