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dc.contributor.authorNosoline, Isabel Mário-
dc.date.accessioned2017-02-14T18:58:18Z-
dc.date.available2017-02-14T18:58:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNOSOLINE, I. M. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/508-
dc.descriptionNOSOLINA, Isabel Mário. Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 2016. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado – “Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)” – teve como objetivo principal analisar o acolhimento dos estudantes estrangeiros que chegam à UNILAB, beneficiários do Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE). O estudo busca analisar a viabilidade de acolhimento dos estudantes na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), para isso faz-se necessário pesquisar sobre o assunto, trazendo um amplo estudo bibliográfico, entrevistas com os alunos e demais pessoas envolvidas no Programa de Acolhimento e Integração de Estrangeiros (PAIE). O PAIE tem como objetivo acompanhar e orientar o estudante estrangeiro na sua chegada à UNILAB, inserção e regularização na vida acadêmica, visando contribuir para a integração dos estudantes no novo contexto em que se inserem. No total foram realizadas 23 entrevistas. Desse total, 10 (dez) são tutorandos (entradas 2014.3 e 2015.1), 05 (cinco) tutores, e 07 servidores lotados na PROPAE (COSBEM e COEST), 01 PROINST, Comissão Coordenadora do PAIE. A pesquisa teve a duração de 12 meses. As principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes recém-chegados à UNILAB são de adaptar-se ao clima, às novas situações da cidade, moradia, distância da família; lidar com discriminação em virtude de sua origem étnica; entender os costumes e hábitos locais e alimentares; adequar-se às metodologias de ensino e avaliação; encontrar atividades de lazer; estabelecer novas amizades; dificuldades financeiras e emocionais e lidar com a situação de violência psicológica. A atuação dos tutores do PAIE auxilia os estudantes estrangeiros acompanhando-os, orientando-os e apoiando-os durante a inserção e regulamentação na vida acadêmica. Já no seminário de ambientação (SAMBA) os recém-chegados são acolhidos e informados sobre as ações e serviços promovidos pela UNILAB. Da mesma forma, o programa saúde do Viajante e as triagens epidemiológica ajudam e orientam os estudantes em relação aos cuidados com a saúde, e através da parceria com o Hospital São José são oferecidas e/ou feitas avaliações médicas especializadas e realizações de exames dos estudantes. Conclui-se, a partir do estudo, que o PAIE, através das atividades realizadas assim que os estudantes ingressam na Unilab, facilita a integração e o convívio entre estudantes de várias nacionalidades, possibilitando assim o conhecimento da realidade do novo ambiente social em que estes estudantes se inserem.pt_BR
dc.languagePortuguês (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes estrangeiros – Áfricapt_BR
dc.subjectRedenção - CEpt_BR
dc.titlePrograma de acolhimento e integração de estudantes estrangeiros (PAIE) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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