Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorM ́Boto, Tiago-
dc.date.accessioned2024-07-25T20:17:11Z-
dc.date.available2024-07-25T20:17:11Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.citationM'BOTO, T. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5102-
dc.descriptionM'BOTO, Tiago. As dificuldades de acesso e permanência na escola nos interiores da Guiné-Bissau: um relato autoetnográfico. 2022. 22f. Artigo - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Guiné Bissau é um país complexo, plurilíngue e pluriétnico, marcado pelas lutas sociais e políticas e pelas disparidades econômicas e culturais. Estudar neste contexto é desafiador, por isso esse artigo tem como objetivo compreender, a partir da autoetnografia, as dificuldades econômicas, e de deslocamento entre outros enfrentadas por mim enquanto residente do interior da Guiné-Bissau. Para a discussão teórica e metodológica que facilitaram o processo de imersão na minha própria história, contei com os estudos de Chang (2008), Santos (2018), Cá (2015), Joaquim (2020), Seide (2020), entre outros. Neste trabalho, narro a minha experiência no processo de ensino e aprendizagem, apresento de modo reflexivo as diferentes dificuldades que enfrentei desde a minha infância até o ensino médio. Trata-se de um estudo autoetnográfico, pois realizo uma imersão na minha própria história, enquanto sujeito e pesquisador; tal reflexão, balizada pelos escritos de outros autores, que me permitiu conhecer sobre a mim mesmo e o meu país. Com este artigo, pretendo chamar atenção aos governantes da Guiné-Bissau, pesquisadores e público em geral sobre a necessidade de políticas públicas educacionais no país. Porém, a visibilidade corresponde a condição atribuída daquilo que pode ser visível, percebido pelo sentido da vista baseado na minha própria memoria, a reflexividade consiste em memória do indivíduo trazendo para fora as vivencias através da reflexão do passado. Porém, no que concerne a minha trajetória, eu, na condição de estudante que estudava no interior, compreendi que não era uma tarefa fácil, por isso trouxe a minha reflexão para compartilhar com o leitor sobre as dificuldades que os estudantes enfrentam na zona rural para poder ter acesso e permanecia à educação básica. Portanto, a rejeição a conclusão esta ligado a exclusão de estudante no que concerne ao acesso e permanência e a educação que se verifica no interior por parte do Estado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleAs dificuldades de acesso e permanência na escola nos interiores da Guiné-Bissau: um relato autoetnográficopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tiago M ́Boto.pdf2022_art_tm'boto.pdf367,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.