Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5102
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | M ́Boto, Tiago | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T20:17:11Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T20:17:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.citation | M'BOTO, T. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5102 | - |
dc.description | M'BOTO, Tiago. As dificuldades de acesso e permanência na escola nos interiores da Guiné-Bissau: um relato autoetnográfico. 2022. 22f. Artigo - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Guiné Bissau é um país complexo, plurilíngue e pluriétnico, marcado pelas lutas sociais e políticas e pelas disparidades econômicas e culturais. Estudar neste contexto é desafiador, por isso esse artigo tem como objetivo compreender, a partir da autoetnografia, as dificuldades econômicas, e de deslocamento entre outros enfrentadas por mim enquanto residente do interior da Guiné-Bissau. Para a discussão teórica e metodológica que facilitaram o processo de imersão na minha própria história, contei com os estudos de Chang (2008), Santos (2018), Cá (2015), Joaquim (2020), Seide (2020), entre outros. Neste trabalho, narro a minha experiência no processo de ensino e aprendizagem, apresento de modo reflexivo as diferentes dificuldades que enfrentei desde a minha infância até o ensino médio. Trata-se de um estudo autoetnográfico, pois realizo uma imersão na minha própria história, enquanto sujeito e pesquisador; tal reflexão, balizada pelos escritos de outros autores, que me permitiu conhecer sobre a mim mesmo e o meu país. Com este artigo, pretendo chamar atenção aos governantes da Guiné-Bissau, pesquisadores e público em geral sobre a necessidade de políticas públicas educacionais no país. Porém, a visibilidade corresponde a condição atribuída daquilo que pode ser visível, percebido pelo sentido da vista baseado na minha própria memoria, a reflexividade consiste em memória do indivíduo trazendo para fora as vivencias através da reflexão do passado. Porém, no que concerne a minha trajetória, eu, na condição de estudante que estudava no interior, compreendi que não era uma tarefa fácil, por isso trouxe a minha reflexão para compartilhar com o leitor sobre as dificuldades que os estudantes enfrentam na zona rural para poder ter acesso e permanecia à educação básica. Portanto, a rejeição a conclusão esta ligado a exclusão de estudante no que concerne ao acesso e permanência e a educação que se verifica no interior por parte do Estado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Autoetnografia | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | As dificuldades de acesso e permanência na escola nos interiores da Guiné-Bissau: um relato autoetnográfico | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Bacharelado em Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tiago M ́Boto.pdf | 2022_art_tm'boto.pdf | 367,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.