Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Wanderson da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T20:19:18Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T20:19:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, W. R. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5103 | - |
dc.description | COSTA, Wanderson da Rocha. A recepção dos contos afro-brasileiros do livro caroço de dendê na componente Educação e Literatura Negra da Unilab. 2022. 41f. Monografia - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento ancestral transmitido pela tradição oral africana, através dos contos africanos e as narrativas dos discentes através da experiência na componente (ELN) bem como o livro caroço de dendê. Ao mesmo tempo fazer uma reflexão sobre o modo de fazer literatura e cultura da tradição oral negra e africana. O plano de trabalho da componente contemplou o uso de literaturas negras e contos africanos e a partir deste foi realizado uma pesquisa de campo, tendo como técnica para coleta de dados o questionário aberto, para dialogar com os discentes que experienciaram o curso. Deste modo, está é uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que se desenvolve a partir de uma revisão bibliográfica e uso de um questionário aberto. Para o desenvolvimento do referencial teórico e análise dos dados obtidos, este estudo baseou-se em autores e autoras, que versam sobre escrevivências, oralidade, memórias e narrativas (EVARISTO 2020; BÂ 2013). Constatou-se que a componente de ELN, tem contribuído para o processo de desconstrução de educação que como base em um currículo eurocêntrico e com resquícios coloniais, que perpassa nossas trajetórias escolares, desde a educação infantil até a superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Tradição Oral | pt_BR |
dc.title | A recepção dos contos afro-brasileiros do livro caroço de dendê na componente Educação e Literatura Negra da Unilab | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WANDERSON DA ROCHA COSTA.pdf | 2022_mono_wcosta.pdf | 846,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.