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dc.contributor.authorPina, Carla Patricia Francisco de-
dc.date.accessioned2024-07-29T18:31:27Z-
dc.date.available2024-07-29T18:31:27Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.citationPINApt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5139-
dc.descriptionPINA, Carla Patrícia Francisco de. Efetividade de intervenção educativa mediada por álbum seriado para promoção da saúde de pessoas com doenças cardiometabólicas. 2022. 54f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs doenças cardiometabólicas possuem fatores de risco comuns e modificáveis que são potencializados pelos fatores condicionantes socioeconômicos, culturais e ambientais. As intervenções educativas sobre o estilo de vida usando álbuns seriados costumam ser tão efetivas quanto o tratamento medicamentoso. Acredita-se que a mudança no estilo de vida pode melhorar o quadro clínico dos indivíduos acometidos e reduzir a necessidade de tratamentos farmacológicos. Com isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de álbum seriado para promoção da saúde de pessoas com doenças cardiometabólicas. Trata-se de um estudo quase experimental. Foram incluídas neste estudo 15 pessoas com doenças cardiometabólicas ativas no programa HIPERDIA da referida UBS; com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada por intermédio de instrumento estruturado dividido em três partes: Dados sociodemográficos e clínicos; avaliação do estilo de vida e teste de conhecimento sobre doenças cardiometabólicas. Após o aceite, o participante foi convidado para sala privativa onde foi aplicada a intervenção educativa. Cada intervenção foi feita de forma de individual e durou, em média, 35 minutos. Em relação ao perfil, oito eram do gênero masculino e sete do feminino com idade variando entre 18 à 80 anos. A maioria era parda, casada, católica, economicamente ativos e com ensino fundamental completo. A hipertensão arterial foi a comorbidade predominante. Percebe-se que os participantes quase nunca têm alguém para conversar assuntos relacionados à doença. Em relação às atividades físicas, a maioria realiza caminhada, pelo menos, uma vez por semana. Foi identificado baixos níveis de conhecimento sobre os tópicos sono e repouso, adesão a prática de atividade física. Após a intervenção educativa houve melhora de conhecimento sobre os hábitos de vida saudáveis como alimentação saudável e aumento da ingestão hídrica, controle do peso e estresse, cessação do tabagismo e etilismo, e acompanhamento com a equipe de saúde. Em virtude dos fatos mencionados, o presente estudo evidenciou o presente estudo evidenciou um perfil de mulheres, pardas, casadas, com baixa escolaridade e com predominância de doenças como a hipertensão. Sugere-se a realização de outros estudos com maior número amostral, longitudinal e fazendo uso de outras tecnologias educacionais com intuito de comparar a efetividade desse momento educativo a longo prazo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDoenças crônicas não transmissíveispt_BR
dc.subjectTecnologias de Saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleEfetividade de intervenção educativa mediada por álbum seriado para promoção da saúde de pessoas com doenças cardiometabólicaspt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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