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dc.contributor.authorPaixão Neto, Osmar Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-07-29T19:24:42Z-
dc.date.available2024-07-29T19:24:42Z-
dc.date.issued2022-01-25-
dc.identifier.citationPAIXÃO NETO, O. R. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5153-
dc.descriptionPAIXÃO NETO, Osmar R.o. Avaliação das ações educativas para escolares sobre os fatores de risco de doenças cerebrovasculares.2022. 32f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: o Acidente Vascular Cerebral (AVC) se caracteriza como um grande problema de saúde coletiva, tendo em vista que segunda maior causa de morte no mundo e o contexto escolar é propício para o desenvolvimento do conhecimento partilhado e para a integração com a comunidade Objetivo: o presente estudo objetivou avaliar o processo ensino-aprendizagem de escolares após a implementação de um jogo educativo sobre os principais fatores de risco para o AVC. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa em saúde e da avaliação de um jogo educativo, este que foi descoberto por meio de uma revisão narrativa da literatura. Dessa forma, foi escolhido um jogo do tipo Campo Minado, o qual se mostrou válido, lúdico e criativo para escolares de 08 a 12 anos de idade. Este jogo educativo foi implementado com 138 escolares matriculados em duas escolas públicas e uma escola particular do município de Baturité-Ceará. Para avaliar os resultados do jogo educativo foram implementados um questionário sobre o conhecimento prévio dos escolares sobre os fatores de risco da doença cerebrovascular e um questionário semelhante, após a implementação da ação educativa. Resultados: tais resultados apontaram que houve um aumento da média aritmética das respostas dos testes antes da sessão educativa, de 6,5 para 9,0 pontos entre os escolares da rede pública e de 7,5 para 9,2 pontos entre os escolares da rede privada. Discussão: a modalidade de execução da atividade de extensão em saúde, realizada a partir de um jogo educativo, demonstrou ser indicada para a aquisição de conhecimentos por escolares sobre os fatores de risco da doença cerebrovascular e suas formas de prevenção. Conclusão: compreende-se que este estudo possa contribuir para a reflexão dos gestores sobre as mudanças que precisam acontecer nas políticas públicas em saúde, com ênfase nas práticas educativas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectAcidente Vascular Cerebralpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúde Escolarpt_BR
dc.titleAvaliação das ações educativas para escolares sobre os fatores de risco de doenças cerebrovascularespt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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