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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5153
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Paixão Neto, Osmar Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T19:24:42Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T19:24:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-25 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO NETO, O. R. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5153 | - |
dc.description | PAIXÃO NETO, Osmar R.o. Avaliação das ações educativas para escolares sobre os fatores de risco de doenças cerebrovasculares.2022. 32f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: o Acidente Vascular Cerebral (AVC) se caracteriza como um grande problema de saúde coletiva, tendo em vista que segunda maior causa de morte no mundo e o contexto escolar é propício para o desenvolvimento do conhecimento partilhado e para a integração com a comunidade Objetivo: o presente estudo objetivou avaliar o processo ensino-aprendizagem de escolares após a implementação de um jogo educativo sobre os principais fatores de risco para o AVC. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa em saúde e da avaliação de um jogo educativo, este que foi descoberto por meio de uma revisão narrativa da literatura. Dessa forma, foi escolhido um jogo do tipo Campo Minado, o qual se mostrou válido, lúdico e criativo para escolares de 08 a 12 anos de idade. Este jogo educativo foi implementado com 138 escolares matriculados em duas escolas públicas e uma escola particular do município de Baturité-Ceará. Para avaliar os resultados do jogo educativo foram implementados um questionário sobre o conhecimento prévio dos escolares sobre os fatores de risco da doença cerebrovascular e um questionário semelhante, após a implementação da ação educativa. Resultados: tais resultados apontaram que houve um aumento da média aritmética das respostas dos testes antes da sessão educativa, de 6,5 para 9,0 pontos entre os escolares da rede pública e de 7,5 para 9,2 pontos entre os escolares da rede privada. Discussão: a modalidade de execução da atividade de extensão em saúde, realizada a partir de um jogo educativo, demonstrou ser indicada para a aquisição de conhecimentos por escolares sobre os fatores de risco da doença cerebrovascular e suas formas de prevenção. Conclusão: compreende-se que este estudo possa contribuir para a reflexão dos gestores sobre as mudanças que precisam acontecer nas políticas públicas em saúde, com ênfase nas práticas educativas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Acidente Vascular Cerebral | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde Escolar | pt_BR |
dc.title | Avaliação das ações educativas para escolares sobre os fatores de risco de doenças cerebrovasculares | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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OSMAR RODRIGUES PAIXÃO NETO Mono.pdf | 2022_mono_osneto.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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