Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5161
Título: João Nery: Transmasculinidades, Políticas Públicas e Visibilidades Subalternizadas
Autor(es): Lopes, Enzo Raphael da Silva
Palavras-chave: Transmasculinidades
Gêneros
Homens trans
Transexualidades
Data do documento: 25-Jan-2023
Citação: LOPES, E. R. S. (2023)
Resumo: A transmasculinidade é um termo em voga na atualidade, contudo, ao olhar os pequenos avanços, retomamos ao passado para melhor compreender as questões do tempo presente. Assim, a análise da autobiografia Viagem solitária: memórias de um transexual 30 anos depois (2019) de João Nery, desnuda histórias de opressão de ontem e de hoje. Portanto, a partir dessa análise, este artigo tem por objetivo principal compreender de que maneira são construídas as diferenças entre as transmasculinidades em relação às masculinidades cisgêneras. A justificativa para a escolha desse tema, diz respeito às semelhanças existentes entre as vivências do João Nery com a atualidade. Sobretudo, as da época em que era ainda uma criança, em que era ridicularizado por possuir comportamentos que fugiam ao padrão normativo de gênero. Como hipótese, supomos que a masculinidade cis heteronormativa é socializada, vista e legitimada desde criança. O método que orienta o trabalho é qualitativo, apoiado nas técnicas de análise documental da obra de João Nery, dentro de uma abordagem auto-hetero-biográfica, bem como na literatura produzida sobre o tema. O presente trabalho dialoga com autores como: Judith Butler, Paul Preciado, Simone Ávila, Joanice Conceição, Berenice Bento, Amara Moira, Letícia Nascimento, dentre outros e outras. Apontamos como resultado provisório que, a socialização de homens trans implica na construção de uma masculinidade livre dos preceitos hegemônicos, por isso a transmasculinidade é uma masculinidade trans subalternizada, à medida que a hegemonia tende a deslegitimá-la e inviabilizá-la, como igualmente faz com outras formas de vivenciar as masculinidades.
Descrição: LOPES, Enzo Raphael da Silva. João Nery: Transmasculinidades, Políticas Públicas e Visibilidades Subalternizadas. 2023. 29f. Artigo - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5161
Aparece nas coleções:Artigo - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Enzo Raphael da Silva Lopes.pdf2023_art_elopes.pdf228,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.