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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Lucineide Alves | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T19:09:43Z | - |
dc.date.available | 2017-02-14T19:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, L. A. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/516 | - |
dc.description | COSTA, Lucineide Alves. Os processos de adaptação estratégica e aprendizagem de competências da gestora da secretaria de educação do município de Mulungu – CE, no período de 2013 a 2016: um estudo de caso. 2016. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo dos processos de adaptação estratégica e aprendizagem de competências dos gestores torna-se relevante para compreender o seu impacto nas organizações tendo em vista as diversas mudanças enfrentadas pelas mesmas na atualidade. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é descrever esses processos analisando aspectos específicos de cada um na organização pesquisada. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa descritiva, sendo um estudo de caso realizado em uma organização pública no município de Mulungu, localizado no estado do Ceará, a saber: a Secretaria de Educação. Observou-se o fato de que as organizações públicas enfrentam constantes mudanças e a volatilidade com que tais ocorrem é intensa devido as várias demandas existentes. Os resultados da pesquisa na secretaria demonstraram que esses processos ainda são percebidos com lentidão dificultando até mesmo a definição de adaptação estratégica. O conceito de adaptação estratégica na visão da secretária de Educação é restrito à simples mudanças que ocorrem e que a secretaria, rigidamente, tem que se adaptar conforme o exigido, tendo como explicação os processos burocráticos típicos da gestão pública. Não há muita flexibilidade no processo da mudança e portanto, a gestora demonstra não ter oportunidades para inovar. As formas de aprendizagem são mais informais do que formais tendo em vista a indicação de profissionais não específicos da área administrativa nesse setor. Concluiu-se que há necessidade de ajustes na gestão pública no que se refere a profissionalização dos seus administradores, para que estes estejam aptos a enfrentar mudanças de forma estratégica com as competências necessárias. | pt_BR |
dc.language | Português (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject | Mulungu - CE | pt_BR |
dc.title | Os processos de adaptação estratégica e aprendizagem de competências da gestora da secretaria de educação do município de Mulungu - CE, no período de 2013 a 2016 | pt_BR |
dc.title.alternative | um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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