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dc.contributor.authorCosta, Lucineide Alves-
dc.date.accessioned2017-02-14T19:09:43Z-
dc.date.available2017-02-14T19:09:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, L. A. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/516-
dc.descriptionCOSTA, Lucineide Alves. Os processos de adaptação estratégica e aprendizagem de competências da gestora da secretaria de educação do município de Mulungu – CE, no período de 2013 a 2016: um estudo de caso. 2016. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO estudo dos processos de adaptação estratégica e aprendizagem de competências dos gestores torna-se relevante para compreender o seu impacto nas organizações tendo em vista as diversas mudanças enfrentadas pelas mesmas na atualidade. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é descrever esses processos analisando aspectos específicos de cada um na organização pesquisada. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa descritiva, sendo um estudo de caso realizado em uma organização pública no município de Mulungu, localizado no estado do Ceará, a saber: a Secretaria de Educação. Observou-se o fato de que as organizações públicas enfrentam constantes mudanças e a volatilidade com que tais ocorrem é intensa devido as várias demandas existentes. Os resultados da pesquisa na secretaria demonstraram que esses processos ainda são percebidos com lentidão dificultando até mesmo a definição de adaptação estratégica. O conceito de adaptação estratégica na visão da secretária de Educação é restrito à simples mudanças que ocorrem e que a secretaria, rigidamente, tem que se adaptar conforme o exigido, tendo como explicação os processos burocráticos típicos da gestão pública. Não há muita flexibilidade no processo da mudança e portanto, a gestora demonstra não ter oportunidades para inovar. As formas de aprendizagem são mais informais do que formais tendo em vista a indicação de profissionais não específicos da área administrativa nesse setor. Concluiu-se que há necessidade de ajustes na gestão pública no que se refere a profissionalização dos seus administradores, para que estes estejam aptos a enfrentar mudanças de forma estratégica com as competências necessárias.pt_BR
dc.languagePortuguês (Brasil)pt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectMulungu - CEpt_BR
dc.titleOs processos de adaptação estratégica e aprendizagem de competências da gestora da secretaria de educação do município de Mulungu - CE, no período de 2013 a 2016pt_BR
dc.title.alternativeum estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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