Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Marcela Ferreira-
dc.date.accessioned2017-02-14T19:10:12Z-
dc.date.available2017-02-14T19:10:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRIBEIRO, M. F. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/517-
dc.descriptionRIBEIRO, Marcela Ferreira. Sistema de avaliação como ferramenta de gestão educacional: uma análise sobre a secretaria de educação do município de Redenção-CE. 2016. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação no setor público vê se tornando cada vez mais frequente, haja vista que, ela atua como suporte para tomada de decisão e para o processo de formulação e implementação das políticas públicas na educação. Com isso, o gestor público, como ator principal no gerenciamento da educação, tem o papel de desenvolver, implementar e avaliar a gestão e as políticas públicas educacionais prestada a sociedade. Desta forma, o gestor público conta com os Sistemas de Avaliação Educacional, que têm papel de subsidia-lo com informações que retratam a situação/realidade escolar. Nesse intuito, buscou analisar o uso dos Sistema de Avaliação na gestão e implementação das políticas públicas educacionais pelos gestores da Secretaria de Educação do município de Redenção - CE, bem como identificar a utilização de sistemas próprios de avaliação e o grau de conhecimento por parte dos gestores sobre os sistemas trabalhados e a importância de realizar avaliação. O presente trabalho teve como abordagem a metodologia qualitativa, e utilizou a análise documental e o discurso, através da entrevista semiestruturada, para obtenção dos resultados. Os resultados encontrados foram apresentados nas seguintes categorias de análise: Sistemas de Avaliação Educacional utilizados; Nível de conhecimento dos Gestores; Uso das informações ofertadas pelos Sistemas; Intervenção e formulação das Políticas Públicas. Assim, evidenciou que os Sistemas de Avaliação educacional são utilizados como ferramenta de acompanhamento e avaliação das políticas voltadas para a Educação do município de Redenção e fazem se de suma importância para o auxílio de uma gestão pública eficiente.pt_BR
dc.languagePortuguês (Brasil)pt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectRedenção - CEpt_BR
dc.titleSistema de Avaliação como ferramenta de gestão educacionalpt_BR
dc.title.alternativeuma análise sobre a secretaria de educação do município de Redenção-CEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcela Ferreira Ribeiro.pdf631,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.