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dc.contributor.authorRosário, Soraya Andrea Figueiredo do-
dc.date.accessioned2017-02-14T19:14:58Z-
dc.date.available2017-02-14T19:14:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROSÁRIO, S. A. F. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/522-
dc.descriptionROSÁRIO, Soraya Andrea Figueiredo do. Valores organizacionais e valorização no serviço público de educação em um município Cearense-Brasil: análise da percepção de seus agentes.. 2016. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado –“Valores organizacionais e valorização no serviço público de educação em um município cearense: análise da percepção de seus agentes” -, teve como objetivo geral identificar a percepção dos agentes públicos da educação sobre valores organizacionais difundidos nas práticas de gestão de servidores da secretaria de educação do município estudado. A pesquisa foi realizada na secretaria de educação de um município, onde com mais 13 (treze) municípios compõem a Macrorregião do Maciço de Baturité. O estudo com enfoque na abordagem qualitativa, foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com sete agentes públicos. Os dados foram coletados com suporte em roteiro de entrevista, adaptado com base na escala de valores organizacionais- EVO e os dados da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo. Assim, com o objetivo de dar respostas aos objetivos da pesquisa, primeiramente foram apreciados os valores organizacionais, individualmente, seguido da análise das ações de valorização. Por fim, é adicionado um tópico, no qual se encontra uma relação entre valores organizacionais identificados pelos agentes públicos e ações de valorização identificados pela pesquisa. Durante a pesquisa verificou-se que há presença de valores organizacionais pelo relato do cotidiano dos trabalhadores investigados. Assim, estes mesmos refletem no convívio de harmonia e traços do valor conservadorismo que traz uma boa vivência entre os funcionários. Além disso, observou-se que o valor autonomia e igualitarismo estão associados à gestão atual, sendo que esta mesma oportunidade de aproximação com os gestores não era perceptível nas gestões passadas. Notou-se que em relação a valorização dos funcionários, todos dizem serem valorizados, com ações voltadas diretamente para este fim. Entretanto, a partir da análise dos dados coletados, pôde-se perceber que a maioria das ações de valorização se encontram relacionados a formação e cursos de capacitação. Diante disso, considera-se que existe uma relação direta entre os valores organizacionais e as ações de valorização, uma vez que se torna importante que esses dois termos estejam alinhados para que todos dentro da organização estejam satisfeitos e motivados para exercerem o seu trabalho. Conclui-se, a partir do estudo, que no campo público o estudo sobre valores organizacionais, torna-se relevante com o intuito de melhor conhecer a realidade da instituição e fazer com que todos sintam-se valorizados e satisfeitos, com o trabalho realizado, procurando sempre fazer o nivelamento entre os valores da organização com a própria valorização dos servidores públicos.pt_BR
dc.languagePortuguês (Brasil)pt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectValorização de servidores públicospt_BR
dc.subjectValores organizacionaispt_BR
dc.subjectRedenção - CEpt_BR
dc.titleValores organizacionais e valorização no serviço público de educação em um município cearense-Brasilpt_BR
dc.title.alternativeanálise da percepção de seus agentespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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