Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5259
Título: Vivências de familiares no processo de cuidar de pacientes em tratamento dialítico
Autor(es): Kawalende, Sara Calumbi Nachipindo
Palavras-chave: Insuficiência Renal Crônica
Hemodiálise
Família
Enfermagem
Data do documento: 27-Jun-2023
Citação: KAWELENDE, S. C. N. (2023)
Resumo: A insuficiência renal crônica (IRC) é uma síndrome clínica caracterizada pela lesão das unidades funcionais dos rins de forma silenciosa, progressiva e irreversível, que causa alterações da capacidade de manutenção da homeostase corporal, devido a diminuição da taxa de filtração glomerular. No Brasil, estima-se que haja mais de 10 milhões de pessoas, enquanto em Angola o número de pacientes com IRC que realizam sessões de hemodiálise é 2.280. A presente pesquisa teve como objetivo compreender a vivência de familiares no cuidado ao paciente submetido à hemodiálise. Métodos: Trata-se de estudo qualitativo e exploratório. Os critérios de elegibilidade foram ser cuidador familiar de paciente renal crônico com diagnostico a partir de três meses, ser maior de idade, a coleta deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada, cujo conteúdo foi gravado e processado pelo software Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Resultados: Participaram do estudo 14 cuidadores familiares com idade entre os 18 e 70 anos de idade, a maioria era parda, com o ensino fundamental completo, com renda familiar de um salário- mínimo. Após a análise foram identificadas seis classes: A primeira é voltada ao enfrentamento do tratamento da doença renal crônica para o cuidador familiar, a segunda tratou acerca da necessidade de mudanças na rotina familiar, a terceira foi referente a adesão do paciente ao tratamento e as dificuldades vivenciadas, a quarta foi relacionada a descoberta da doença e os cuidados com o paciente, a quinta foi sobre a cronicidade, tratamento contínuo e fatores associados ao surgimento da DRC a e a sexta classe é referente a necessidade de diálise após internação hospitalar. Conclusão: Considera-se que os objetivo desta pesquisa foram alcançados, pois, foi possível compreender a vivência de familiares no cuidado ao paciente submetido à hemodiálise. Durante o enfrentamento de tratamento da doença renal crônica para o cuidador familiar, muitos cuidadores descreveram que este processo sendo algo bastante desafiador, cansativo e difícil, percebeu-se que houve alterações na dinâmica e rotina familiar, muitos tiveram que adaptar a dieta para melhores resultados no tratamento.
Descrição: KAWALENDE, Sara Calumbi Nachipindo. Vivências de familiares no processo de cuidar de pacientes em tratamento dialítico. 2023. 57f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5259
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA CALUMBI NACHIPINDO KAWALENDE.pdf2023_mono_sakawalende.pdf551,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.