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dc.contributor.authorMota, Marina Clara de Souza-
dc.date.accessioned2024-08-05T14:46:59Z-
dc.date.available2024-08-05T14:46:59Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationMOTA, M. C. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5265-
dc.descriptionMOTA, Marina Clara de Souza. Avaliação do conhecimento de idosos sobre cuidados com o pé diabético a partir de uma cartilha educativa. 2023. 22f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: o envelhecimento é um processo complexo que transcende a definição cronológica, e o Brasil tem enfrentado um notável aumento na população idosa. Com esse crescimento, surgem problemas de saúde recorrentes nessa faixa etária, como doenças crônicas não transmissíveis, incluindo a diabetes. A falta de conhecimento e cuidados em relação a essa condição pode acarretar sérias complicações, como o pé diabético, afetando significativamente a qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: avaliar o conhecimento dos idosos sobre os cuidados com o pé diabético a partir de uma cartilha educativa. Método: trata-se de um estudo quantitativo e experimental, realizado em um hospital secundário de Maracanaú - Ceará, nos meses de março a julho de 2023. Os participantes (25 idosos) eram acompanhados por enfermeiras estomaterapeutas e aguardavam cuidados na sala de espera da especialidade. Foram realizados dois encontros com cada idoso, a coleta de dados se deu por meio de pré- teste, aplicação de cartilha educativa e pós-teste, e os dados foram analisados e organizados utilizando o Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 21.0. Respeitou- se a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: o estudo foi composto por 25 idosos, majoritariamente entre 60 e 70 anos, predominantemente do sexo feminino. A maioria possuía ensino fundamental incompleto, e mais da metade havia sido diagnosticada com diabetes há cerca de 10 anos, recebendo acompanhamento na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Após a implementação da cartilha educativa, o pós-teste revelou um aumento significativo na porcentagem de respostas corretas em todas as questões em comparação ao pré-teste. Discussão: os estudos do tipo antes e depois são fundamentais para direcionar o ensino para áreas mais deficientes. De maneira geral, o conhecimento dos idosos em relação à diabetes permanece frágil, mesmo após vários anos de diagnóstico. Uma abordagem para reverter essa situação é a promoção de sessões educativas, onde a utilização da tecnologia desempenha um papel fundamental na melhoria do aprendizado, superando desafios como a baixa escolaridade. É essencial incluir ações simples do dia a dia nos processos educativos, pois são mais passíveis de serem implementadas na prática. Conclusão: o estudo revelou um conhecimento frágil dos idosos em relação aos cuidados com o pé diabético. A cartilha "Prevenção e Cuidados com o Pé Diabético" demonstrou eficácia, resultando em melhorias significativas no conhecimento dos idosos após a sessão educativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComplicações da diabetespt_BR
dc.subjectEstudos controlados antes e depois Idosopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento de idosos sobre cuidados com o pé diabético a partir de uma cartilha educativapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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